Decisão de Vigília no Tecab faz empresa reabrir negociação

Trabalhadores de Cabiúnas aprovaram a realização de uma vigília de 24 horas no trabalho para pressionar a Transpetro a avançar em reivindicações antigas da categoria. Próximo ao início do movimento, a empresa encaminhou ofício solicitando reabertura de negociação.

Os trabalhadores do Terminal de Cabiúnas (TECAB) aprovaram em assembleia convocada pela diretoria do Sindipetro-NF na manhã de ontem, 7, a realização de uma uma vigília de 24 horas, para que as reivindicações da categoria fossem atendidas.
Desde o início do movimento a empresa manteve contato com a direção sindical , a fim reabrir o canal de negociação. Na parte da tarde, a Transpetro encaminhou um ofício ao Sindipetro-NF solicitando a reabertura de mesa para debater três prioridades: acesso à internet, fim da divisão CIC e área e NR-35. Para a diretoria do Sindipetro-NF os três pontos acima são prioritários para a categoria. Em relação à NR-35, é preciso melhorias principalmente em relação aos serviços rotineiros. Atualmente, o pessoal da operação desenvolve serviços em altura sem ter curso específico para esse tipo de trabalho. Não há linha de vida e nem análise de risco. O Sindipetro-NF encaminhou ofício ao Ministério do Trabalho e Emprego, solicitando uma mesa de entendimento sobre o tema, com a presença da Transpetro.
Em assembleia realizada às 15 horas, do mesmo dia, os trabalhadores reunidos com a direção sindical decidiram suspender o movimento, por entender que a reabertura de negociação se tratava de um avanço conquistado pela pressão da categoria.

Movimento

O Sindipetro-NF orientou que durante a vigília os serviços fossem mantidos e os trabalhadores do turno se concentrassem nas salas de operação. Em solidariedade aos colegas, o NF distribuiu uma tarja preta para que os trabalhadores administrativos utilizassem no expediente. Entretanto, pouco antes da vigília acontecer, a Transpetro encaminhou ofício e o movimento foi suspenso pela categoria.
Segundo o diretor do Sindipetro-NF, Cláudio Nunes, o movimento seguiu forte durante as oito horas de duração e conseguiu trazer resultados positivos para os trabalhadores do Tecab. “A reabertura de negociação por parte da Transpetro demonstra que a decisão da categoria de fazer a vigília foi acertada” – comenta Nunes.