A Escola de Agroecologia da MST recebe mensalmente cerca de 2.000 pessoas para estudos científicos, políticos, formação, trabalho, vivência e troca de saberes
[Da organização da 11ª Plenafup]
As trabalhadoras e os trabalhadores petroleiros presentes à 11ª Plenária Nacional da FUP estão realizando uma vaquinha para comprar uma máquina de lavar louça industrial para a Escola Latino-Americana de Agroecologia (ELAA).
Além de acolher as delegações petroleiras nesta 11ª Plenafup, a escola, desde que foi criada, em 2005, recebe pessoas de toda a América Latina que, em sistema de alternância, cursam Tecnologia em Agroecologia e Licenciatura em Educação do Campo, Ciências da Natureza e Agroecologia.
A área da escola também é frequentada por militantes do “Marmitas da Terra”, que plantam na área de produção da escola e distribuem os alimentos na região metropolitana de Curitiba para pessoas em situação de vulnerabilidade.
Por mês, circulam na ELAA cerca de 2.000 pessoas para estudos científicos, políticos, formação, trabalho, vivência e troca de saberes.
Todo o trabalho que proporciona a estadia e o conforto dos alunos e visitantes em atividades nos espaços dos movimentos sociais é realizado por brigadas de militantes.
Está sendo assim na Escola durante esses quatro dias da plenária da categoria petroleira. Militantes de vários lugares do Brasil se deslocaram para cá para executar as obras de reforma e melhoria das instalações, para os preparos das refeições, limpeza dos banheiros, dos quartos, dos espaços coletivos, na lavagem das louças e todas as demais atividades de manutenção de estruturas e de apoio ao evento.
“Todos nós estamos vivenciando o frio dessa região, assim, a compra de uma máquina de lavar louças industrial pode proporcionar um conforto para os companheiros e companheiras que executam essa tarefa”, ressalta Juliana Ferreira, assessora da FUP que integra a organização da Plenafup.
“E, como nossos camaradas enfatizam ao puxar o grito de ordem construído coletivamente ao longo desses 19 anos da escola, ‘estudo, trabalho, luta e valentia, esta é a Escola Latina de Agroecologia’”, lembra ela.
Pix para colaborar com a vaquinha:
Recortes da Realidade – CNPJ: 44.508.327/0001- 44