Delegações de petroleiros da FUP e de seus sindicatos participam de Plenária Nacional da CUT

Da Imprensa da FUP – A CUT iniciou nesta terça-feira (14) a 17ª Plenária Nacional João Batista Gomes (Joãozinho), com o tema “Novos Tempos, Novos Desafios”. O evento, realizado na Quadra dos Bancários, no centro de São Paulo, reúne delegados e delegadas de todo o país para debater os desafios da classe trabalhadora frente às mudanças políticas, econômicas e tecnológicas do Brasil.

Dirigentes sindicais da FUP e de seus sindicatos estão presentes ao evento, que prossegue até sexta-feira, 17. Veja o recado da diretora da federação e coordenadora do Sindipetro Unificado, Cibele Vieira:

Mística de abertura emociona os trabalhadores

A abertura da plenária foi marcada por uma mística simbólica, que homenageou as lutas históricas da CUT e antecipou o tom das mesas de debate que abordarão temas centrais como a defesa da soberania, o fortalecimento da democracia e a resistência à precarização das relações trabalhistas, expressa em jornadas como a escala 6×1.

Ao som de “Canta, Canta, Minha Gente”, de Martinho da Vila, a mística emocionou o público e reforçou o espírito de união, esperança e resistência que marca a trajetória da Central. A escolha da canção — símbolo da alegria e da força do povo brasileiro — representou a voz da classe trabalhadora que, mesmo diante dos desafios, segue cantando, lutando e acreditando em dias melhores.

Durante a encenação, também foram destacadas as novas formas de trabalho e os impactos das tecnologias digitais sobre a classe trabalhadora — um dos grandes desafios do presente. A mística abordou, de forma crítica e sensível, a realidade das transformações nas relações de trabalho, reforçando a necessidade de novas estratégias de organização e de atualização da ação sindical.

Renato Zulato, secretário-geral da CUT Nacional, deu as boas-vindas aos dirigentes sindicais, delegadas e delegados vindos de todo o país e reforçou a importância da plenária diante do cenário político e econômico nacional.

A programação da plenária segue até sexta-feira (17), com mesas de debate e definição de diretrizes para a atuação da CUT nos próximos anos.

A Plenária

A Plenária Nacional da CUT é realizada a cada dois anos, após o Congresso Nacional da Central. Durante os quatro dias do evento, serão debatidos temas de interesse da classe trabalhadora, como a precarização do trabalho, o aumento da pejotização, a crise climática, a defesa da democracia e a soberania nacional, entre outros.

A 17ª Plenária Nacional da CUT João Batista Gomes promete ser mais do que um evento político — é um marco de reafirmação da luta coletiva em tempos desafiadores e de transformação do mundo do trabalho.

Confira a programação completa:

Programacao_17a-Plenaria-CUT-1-1