Denúncia: Trabalhador embarcou sem realizar teste para Covid-19

Mais uma denúncia gravíssima chegou ao Sindipetro-NF sobre a irresponsabilidade da Petrobrás com relação a saude dos trabalhadores: O trabalhador, que desembarcou no sábado, 14, da P-40 ao apresentar sintomas do Covid-19, teria embarcado sem realizar a testagem.

De acordo com a denúncia, o trabalhador testou positivo para o vírus há 15 dias, por isso, não embarcou na data prevista. Agora, a gerência e o serviço médico dispensaram a testagem levando em conta apenas o prazo previsto para o fim do período de contaminação, sem a realização de teste pós o período de 14 dias de quarentena para confirmar que o vírus não estava mais ativo no organismo.

Essa atitude irresponsável acabou não só colocando em risco a vida do trabalhador, que segue internado, como também de outros trabalhadores, que também desembarcaram e testaram positivo para o vírus.

Apesar de todo esse caos na plataforma, a Petrobrás não só tem escondido as informações, como não cumprindo as recomendações do Ministério Público do Trabalho e priorizando somente a sua produção.

Ao que parece há um grupo de 14 pessoas prontas para embarcar para “compensar” os trabalhadores que desembarcaram e garantir que a produção não pare.

Para o Sindipetro-NF, este comportamento da gestão da Petrobrás mostra a sua afinidade com o descaso pela vida manifestado pelo governo federal, comprovadamente negligente no enfrentamento à pandemia de Covid-19 e responsável por centenas de milhares de mortes.

O NF ressalta que está tomando todas as medidas necessárias para garantir a segurança da saúde dos trabalhadores. Para isso, é importante que sejam feitas denúncias através do e-mail [email protected], com garantia de preservação da identidade do denunciante. É com base nestas informações que o sindicato sistematiza denúncias aos órgãos fiscalizadores e faz cobranças à própria Petrobrás.