Denúncias do Sindicato à SRTE e ao Concer geram inspeções em P-62 e P-20

O Sindipetro-NF encaminhou ofício à SRTE solicitando inspeção nas plataformas P-62 e P-55,que saíram do estaleiro sem passar pela inspeção inicial conforme determina o anexo 2 da NR-30. Nesses casos como a Petrobras havia informado a SRTE dentro do prazo de 180 dias antes da ancoragem, as inspeções podem ser feitas a qualquer momento a critério do orgão do MTE

Em outro ofício, o sindicato relata a situação nas unidades de P-20, P-55 e P-62 que estão realizando diversas obras e não possuem acomodações suficientes para o pessoal das unidades mais os trabalhadores extras. Por conta disso, estão transbordando diariamente para descansar em outra unidade. Isso influencia diretamente no tempo de descanso mínimo dos trabalhadores.

Segundo denuncia, em alguns casos esse transbordo está sendo feito por cesta de transporte com o guindaste. No dia 10 de fevereiro, um trabalhador se acidentou ao cair da cesta.

A partir dos ofícios, a SRTE marcou a inspeção na P-62, que acontecerá nos dias 10 e 11 de março, e o sindicato irá cobrar o seu acompanhamento conforme determina o ACT.

P-20

Também fruto de cobrança do Sindipetro-NF ao Concer sobre a ocorrência indevida de desembarque de técnicos de inspeção da plataforma – Leia aqui matéria do Nascente – embarcam na P-20, na manhã da quarta, 25, auditores do IBP (Instituto Brasileiro do Petróleo), o representante da CUT no Concer e o diretor do Sindipetro-NF Valdick de Oliveira para uma auditoria do SPIE (Serviço Próprio de Inspeção de Equipamentos).