Desgaste mental dos trabalhadores é tema de palestra do NF na Sipat

O Desgaste Mental dos Trabalhadores – Observações do Departamento de Saúde do Sindipetro-NF foi tema da palestra proferida dia 8 de maio pela Assistente Social do sindicato, Maria das Graças de Alcântara Rocha na Sipat Integrada da Petrobrás, Bacia de Campos.

Durante sua exposição, Graça demonstrou como alguns casos de saúde mental podem estar relacionados ao trabalho e apresentou dados do atendimento do serviço social. De 2012 a 2016, o Departamento registrou seis casos de suicídio e 17 de mal súbito. Em 2017, de todos os 22 atendimentos do serviço social 36,36% foram casos de saúde mental relacionada ao trabalho e 4,5% de assédio moral.

“Nossa intenção com essa palestra foi chamar atenção da categoria para as relações de trabalho e essas pessoas adoecidas” – comenta Graça, que também explica que o sindicato é um espaço para dar apoio a esse trabalhador adoecido e que só através da luta coletiva é que se consegue melhorias na saúde, principalmente dentro dos Acordos Coletivos.

A Sipat é uma organizada pela Cipa Petrobras e acontece de 8 a 12 de maio em todas as bases de terra da empresa em Macaé. Essa palestra será proferida também no dia 11 em Cabiúnas.