Desmonte da Petrobrás faz aumentar preços dos alimentos e dos combustíveis, afirma Zé Maria

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O diretor do Sindipetro-NF, José Maria Rangel, concedeu nesta semana entrevista ao programa D+News, do Portal Viu!, transmitido pela 104.9 FM (Rádio Energia, Rio das Ostras), Líder FM (Noroeste Fluminense) e D+ TV (Ver TV, canal 19). O sindicalista falou sobre os impactos no Brasil da guerra na Ucrânia, especialmente nas áreas de fertilizantes e de combustíveis.

Zé Maria denuncia que o Brasil, que já foi autossuficiente em petróleo, tem renunciado à soberania energética por meio de privatizações e desinvestimentos da Petrobrás. Na área de fertilizantes, o país abriu mão de três fábricas, “uma na Bahia, uma lá em Araucária, no Paraná, e estava nos 80% a fábrica do Mato Grosso do Mato Grosso, pronta para ser entregue”, além de planos de construção de uma fábrica de fertilizantes nitrogenados em Uberaba (MG). “Tudo isso foi por água abaixo”, denunciou.

O impacto para a população é o aumento da vulnerabilidade do país diante de crises mundiais, como a que ocorre agora, gerando escassez e aumento de preços dos alimentos e de diversos outros segmentos. Os trabalhadores, que já sofrem com o aumento da inflação e com a carestia, vai passar por dificuldades ainda maiores em razão dessa política.

Confira a entrevista: