Deyvid Bacelar assume coordenação geral da FUP

Da Imprensa da FUP – Deyvid Bacelar é o novo coordenador geral da Federação Única dos Petroleiros, a maior representação da categoria petroleira em âmbito nacional. A sucessão se dá pela necessidade de desincompatibilização de José Maria Rangel que será pré-candidato a uma vaga na Câmara de Vereadores de Campos dos Goytacazes. Deyvid assume a FUP num momento difícil. Os desafios de quem estará à frente do movimento sindical petroleiro se tornam gigantes diante da recente conjuntura brasileira, que sofre desde o golpe de 2016, o golpe que tornou nítidas as forças vis organizadas para combater os governos com projeto de desenvolvimento para o país e que possibilitaram avanços econômicos e culturais para a classe trabalhadora.

O coordenador geral da FUP enfrentará desafios a curto, médio e longo prazo. A curto prazo, Deyvid afirma que o desafio é lutar pela segurança e saúde dos trabalhadores e trabalhadoras que atuam no setor de petróleo e gás. “A luta imediata é pela vida e segurança dos empregos durante a pandemia. ” A médio prazo, o enfrentamento se dará por conta da profunda crise econômica, onde a taxa de desemprego deve praticamente dobrar chegando a quase 25 milhões de desempregados e desempregadas, índice divulgado pelo DIEESE e FGV. E a longo prazo a luta continua, mas se torna mais pesada já que é preciso encarar um governo autoritário, neofascista e extremamente liberal com seus programas de privatização. A defesa do Sistema Petrobrás, da Soberania Nacional, da Democracia e do Emprego será cada vez mais necessária e esse será o grande desafio que a Federação e a categoria petroleira terão que enfrentar. É inclusive o tema que será discutido no Congresso Nacional da FUP que acontecerá em julho próximo.

Deyvid reitera que é fundamental ampliar e obter o apoio de outras categorias e da sociedade brasileira que ajudou na criação da Petrobras, e que por isso é uma empresa patrimônio do povo brasileiro. “A luta não é só nossa, precisamos de aliados contra a privatização. ” Já que mudanças bruscas no mundo do trabalho geraram uma nova forma de organização e atuação do movimento sindical petroleiro, brasileiro e mundial, é necessário encontrar caminhos e formas de combater as falsas ideias dominantes e assim se posicionar na trincheira de luta contra os reais interesses das classes dominantes. Deyvid conta com o apoio de toda a direção da FUP e dos diretores dos 13 sindicatos filiados à FUP, assim como das assessorias e funcionários da federação.

Sobre a trajetória de Deyvid Bacelar

Nascido na segunda maior cidade da Bahia – Feira de Santana – Deyvid Bacelar assume mais um desafio em sua vida pessoal e de militante do movimento sindical petroleiro. Juventude, experiência e compromisso com os legítimos interesses da categoria são seus melhores atributos e que ajudaram a conquistar a confiança dos trabalhadores e trabalhadoras de todo o Brasil. Deyvid Bacelar é Técnico de Segurança na RLAM, onde ingressou por concurso na Petrobrás em 2006. Graduado em Administração pela UEFS, com especializações em SMS no IFBA e em Gestão de Pessoas na UFBA, desde o início se destacou nas lutas sindicais e comunitárias.

Eleito Coordenador Geral do Sindipetro Bahia (gestão 2014 -2017), Deyvid Bacelar é representante da CUT/CNQ/FUP na Comissão Nacional Permanente do Benzeno (CNPBz), Diretor de SMS do Sindipetro (gestão 2011-2014) e exerceu mandato de Diretor do Sindicato dos Químicos e Petroleiros da Bahia (gestão 2008-2011). Também foi eleito Diretor de Assuntos Institucionais e Jurídicos da FUP (gestão 2017-2020) e Coordenador Geral do Sindipetro Bahia (gestão 2014 -2017). Foi representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da Petrobrás e durante o seu mandato em (2015-2016) fez diferença dentro do CA, dando voz e vez aos petroleiros e petroleiras de todo país. Em Feira de Santana, foi Presidente da Associação de Moradores Morada das Árvores (gestões 2014-2015/2016-2017), onde emprestou sua experiência de forma voluntária nas ações comunitárias da entidade.