Dia 28 tem assembléia nas plataformas

O dia 28 de Abril – Dia Internacional em Memória às vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho será marcado na Bacia de Campos pela realização de assembleias simultâneas, às 19h. A orientação do sindicato é que os   petroleiros realizem um grande levantamento sobre as condições de segurança em todas as áreas do setor petróleo e que um documento com o relato sobre a situação de cada local de trabalho seja referendado coletivamente nessas assembleias.

Ontem, 27, foi lançada oficialmente a campanha publicitária “Tire a Mordaça”, que será veiculada através da TV aberta, emissoras de rádio, outdoors e  outros veículos de comunicação.
 Como divulgado no boletim Nascente 744, está disponível no site do Sindipetro-NF um modelo de documento para realização do levantamento sobre as condições de segurança. O objetivo é organizar os dados, de modo a permitir a elaboração de um raio x acerca da insegurança na Bacia de Campos. A entidade indica que sejam checados o atendimento às normas regu-lamentadoras (especialmente o Anexo II da NR-30, notadamente o item 10, sobre vivência à bordo), sejam evidenciadas as demandas por efetivo e os impactos das tentativas gerenciais de implantar o “operador-mantenedor” e situações de assédios e perseguições.
 Os trabalhadores de outras bases devem elaborar e referendar o documento em reuniões ou passando listas de assinaturas, de acordo com a viabilidade de cada setor.
 Além das assembleias no dia 28, a mobilização pela segurança também será o foco dos atos que serão realizados nos aeroportos da região pela passagem do 1º de Maio – Dia do Trabalhador.

Clique aqui e imprima o pdf desse boletim

Acidentes crescem em Macaé

O Dieese/NF elaborou um “Balanço dos Acidentes de Trabalho no Brasil, 2005-2009” com base nos dados apresentados pela Previdência Socia sobre o número de acidentes no país. De acordo com esse estudo, a taxa de crescimento de acidentes de trabalho em Macaé foi de 30,7%. A cidade que estava em quarto lugar em quantidade de acidentes no Estado do Rio em 2005, passou para segundo lugar em 2009. Cabe ressaltar, que os acidentes relacionados à Bacia de Campos ficam registrados em Macaé, porque é onde está situada a sede da Petrobrás na região.
 Em 2009 ocorreram 1944 acidentes na cidade, sendo que o Sindipetro-NF recebeu neste ano 770 Comunicações de Acidentes de Trabalho. Esse número representa cerca de 38% do total de acidentes da cidade.
 No ano de 2011, segundo dados baseados nas CATs – Comunicações de Acidentes de Trabalho que foram entregues ao sindicato, aconteceram na Bacia de Campos uma média de quatro acidentes por dia. O Sindipetro-NF registrou um total de 1.608 acidentes na Bacia de Campos em 2011 e 119 mortes nos últimos 14 anos. Em 2012, o número de acidentes registrados já chega a 370.  As maiores vítimas desses acidentes são os trabalhadores do setor privado, no ano passado eles representavam 75% do total.