Dia do trabalhador é celebrado com atos culturais em Macaé e Campos

O Dia do trabalhador foi celebrado neste domingo, 01 de maio, com atividades culturais em Macaé e Campos. O Sindicato acredita que além de estimular a luta da classe trabalhadora, também é necessário promover momentos de entretenimento para o povo brasileiro, que tem enfrentado tantas dificuldades.

Em Macaé, a atividade recebeu o nome de Sons da Resistência. Durante a tarde, os trabalhadores e trabalhadoras puderam aproveitar apresentações de samba, além de conferir os artesanatos expostos e a gastronomia local, na Praça do bairro Visconde.

Essa foi uma das primeiras atividades presenciais após o início da pandemia e além de trazer a memória da luta do trabalhador também trouxe clima de celebração e alegria.

“A celebração do dia 1° de Maio, realizado de forma unificada pelos sindicatos de Macaé, foi um movimento cheio de alegria,  de vida e resistência. Fazia tempo que não víamos os trabalhadores juntos e felizes. A idéia de aliar as reivindicações de nossas pautas com a cultura, revelaram a potência de nossa força e a nossa capacidade de organização. O trabalhador merece divertimento, merece lazer e merece também dignidade perante seus direitos”, frisou a presidente do Sindservi, Miriam Seso.

A iniciativa também marcou  o início de um projeto permanente. A proposta construída por uma frente de entidades sindicais de Macaé (SEEB-Macaé e Região, Sindservi, Sinpro, SintectRJ, Jornalistas do Estado RJ e Sindipetro-NF), tem  o propósito de promover ações culturais de forma itinerante em praças populares do município.

“Através da cultura podemos dialogar com as nossas categorias, que têm no dia 1º de Maio uma data marcante, simbólica. A gente traz a cultura muito num pensamento de que trabalhador não é aquela figura só de guerrear, de sofrer, de se esforçar. O trabalhador também precisa de cultura, de lazer, de prazer, e a arte é um direito também. E todo ato cultural é um ato político”, afirma a diretora do Sindipetro-NF, Bárbara Bezerra.

Sindipetro e outros sindicatos realizam comemoração pelo dia 1 de maio na praça do Visconde. Macaé/RJ. Data: 01/05/2022. Foto: Rui Porto Filho

Atividades em Campos

Em Campos dos Goytacazes, o Dia do Trabalhador contou com ato público na última sexta-feira, com passeata entre a sede do Sindicato dos Bancários e o Pelourinho, no Calçadão. No local, de grande concentração popular, lideranças sindicais e de movimentos sociais denunciaram o desemprego e a carestia. Os diretores do Sindipetro-NF destacaram os impactos da política de preços dos combustíveis sobre o dia a dia dos trabalhadores.

No domingo, uma Concentração Cultural foi realizada na rua Carlos de Lacerda, com exposição de materiais sindicais e de artesanato. A atividade contou ainda com música ao vivo e roda de conversa com o professor e engenheiro Roberto Moraes, que falou sobre o modo como a tecnologia está sendo usada para precarizar as relações de trabalho.