Dia Nacional de Luta – 11 de julho : NF convoca assembleias a partir de sexta, 5, nas plataformas

As Centrais Sindicais, junto com a Via Campesina (MST, MAB, entre outras organizações) e os movimentos sociais estão convocando para o dia 11 de julho um Dia Nacional de Luta, quando acontecerão atos conjuntos em todo estado do país. Todos estarão nas ruas em defesa de uma plataforma unitária de reivindicações e propostas, que fortalecem e ampliam as lutas que emergem das ruas.

No Norte Fluminense não será diferente, o Sindipetro-NF convoca a categoria petroleira a se somar ao movimento que acontecerá nas cidades de Campos e Macaé. Por isso, convoca os petroleiros embarcados que realizem assembleias de hoje, 5, a domingo, 7, para a realização de paralisação de emissão de PTs no dia 11 de julho e a realização de atos a bordo em consonância com as atividades que estarão acontecento em terra. Uma mobilização surpresa está sendo organizada para uma das bases de terra da Petrobrás, para envolver os trabalhadores.

Na quinta, 04, ocorreu uma plenária no auditório do Sindipetro-NF em Macaé que reuniu representantes do NF, Sindicato dos Bancários de Macaé, Sindicato dos Servidores de Rio das Ostras, MST, Contag, Associação do Assentamento Celso Danien, PT, PSTU, movimento #Amanhã será maior, STTR de Carapebús, CoopMac, SOS Praia do Pecado, Sindicato dos Trabalhadores de Serviços Gerais, SEPE e #Vem Pra Rua Macaé. Os participantes deliberaram pela realização de atos conjuntos no dia 11, com concentração às 9h nas Praças Veríssimo de Mello (pessoal da Educação) e Washington Luiz (movimentos). Nesse dia os sindicatos e movimentos se comprometeram a estar nas ruas em defesa das pautas nacionais e das reivindicações locais que estão sendo defendidas pelo movimento que está nas ruas.

É hora de avançar nas conquistas e ampliar direitos!

Nossas lutas:
– Contra o PL 4330, sobre terceirização;
– 10% do PIB para a Educação;
– 10% do Orçamento da União para a Saúde;
– Redução da jornada de trabalho para 40h semanais, sem redução de salário;
– Fim do Fator Previdenciário;
– Valorização das Aposentadorias;
– Reforma Agrária;
 – Suspensão dos Leilões de Petróleo;
– Transporte público e de qualidade.

Entenda as nossas reivindicações

PAÍS DE PRIMEIRA NÃO PODE TER EMPREGO DE TERCEIRA!
Vamos impedir a aprovação do Projeto de Lei 4330 que precariza as relações de trabalho. Os/as trabalhadores/as terceirizados/as devem ter os mesmos direitos dos trabalhadores contratados de forma direta!O PL beneficia empresas fraudulentas, que demitem trabalhadores diretos e os contratam como terceirizados.

EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
Com o investimento de 10% do PIB em Educação, o Brasil poderá ter uma educação pública e de qualidade, em todos os níveis e modalidades de ensino, com universalização no acesso, valorização dos/as professores/as – com salários e condições dignas de trabalho.

SAÚDE PÚBLICA UNIVERSAL
A CUT defende que 10% da receita bruta do País sejam destinados à Saúde Pública. O objetivo é garantir mais recursos para o fortalecimento do SUS (Sistema Únicos de Saúde), tornando-o ainda mais universal e integral. O SUS é a proposta de política pública de saúde mais avançada do mundo, mas é preciso ampliar o acesso com qualidade ao programa.

REDUÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO – 40 HORAS JÁ!
A redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, sem redução de salário, garante a criação de mais empregos com carteira assinada e proporciona mais qualidade de vida aos trabalhadores/as e trabalhadoras, que terão mais tempo para se dedicar aos estudos, à família, à cultura e ao lazer, aos esportes, à saúde e à vida!

FIM DO FATOR PREVIDENCIÁRIO E APOSENTADORIAS MAIS VALORIZADAS
Lutamos pelo fim do fator previdenciário, que reduz o valor das aposentadorias. É preciso criar uma nova regra que não prejudique ainda mais os trabalhadores/as aposentados/as. Defendemos a recomposição do poder de compra das aposentadorias e formas para aumentar o acesso do aposentado a remédios gratuitos, transporte,lazer e outros itens indispensáveis aos idosos.

REFORMA AGRÁRIA E POLÍTICA AGRÍCOLA
Para aumentar a produção de alimentos para o povo brasileiro, fixar as famílias no campo e gerar trabalho e renda no meio rural é preciso uma reforma agrária efetiva, urgente, com revisão dos índices de produtividade e limites para a propriedade da terra; expropriação de terras e sua destinação à Reforma Agrária onde houver flagrante de trabalho escravo; fortalecimento da agricultura familiar com a ampliação e facilitação do acesso ao crédito, infraestrutura, pesquisa e políticas públicas de comercialização e distribuição.

SUSPENSÃO DOS LEILÕES DE PETRÓLEO
O patrimônio bilionário que está sendo entregue ao capital privado nos leilões de petróleo e gás poderia resolver os problemas estruturais do Brasil se fosse apropriado pela nação e investido em benefício da população. Hoje, a maior parte dessa riqueza estratégica é apropriada pelas empresas produtoras e cada vez mais o capital privado avança sobre esses recursos. Precisamos barrar os leilões – o petróleo tem que ser nosso!

TRANSPORTE PÚBLICO DE QUALIDADE
A CUT apoia os atos pela revogação da tarifa, porém entende que o problema não se resume aos valores cobrados pelo serviço e que é urgente a mudança para ampliar e tornar o sistema mais acessível e de qualidade. Hoje, a classe trabalhadora e a população em geral pagam muito caro por um serviço de péssima qualidade e que gera altos lucros para o empresariado. Defendemos a realização de uma conferência nacional sobre mobilidade urbana, para garantir um
amplo debate seguido de propostas que promovam a ampliação e a melhoria da qualidade do transporte urbano coletivo em todos os modais (ônibus, trem, metrô, VLP).