Diante da aprovação de mais uma greve, Petrobrás apresenta nova proposta e FUP convoca Conselho Deliberativo

[Da comunicação da FUP]  A pressão da categoria, que realizou a greve de 24 horas em março e está aprovando massivamente nas assembleias uma nova greve nacional nos dias 29 e 30 de maio, fez a Petrobrás apresentar nesta quinta, 22, nova proposta para o teletrabalho e uma  compensação para a redução sofrida na remuneração variável. A empresa também se compromete a enviar até o dia 31 o calendário de negociação do novo Plano de Cargos e Salários, com reuniões entre junho e agosto.

A Federação e seus sindicatos se reúnem em Conselho Deliberativo nesta sexta-feira (23), para analisar os pontos apresentados pela Petrobrás e discutir os próximos encaminhamentos. A orientação é que os trabalhadores continuem participando das assembleias, enquanto aguardam a decisão do Conselho da FUP.

O que a Petrobrás apresentou:

Teletrabalho

Como complementação à proposta apresentada no início de maio, a Petrobrás passa a garantir um Comitê Multidisciplinar para analisar recurso dos empregados que discordarem do cancelamento do teletrabalho. No entanto, mantém a prerrogativa do gestor suspender temporariamente o trabalho remoto. A empresa também adiou para 01/01/2026 o retorno integral ao trabalho presencial para os empregados de regime especial que já estão deslocados para o administrativo.

Remuneração variável

A empresa propõe pagar abono de 1 remuneração, com piso de R$ 15 mil, antes do início da negociação do ACT, resgatando a boa-fé negocial e a valorização da mesa de negociação coletiva. A proposta é de que o pagamento seja feito em duas parcelas: a primeira até dia 30/06 e a segunda até 28/08.

Plano de Cargos e Salários

Petrobrás apresentará até dia 31/05 calendário de negociação, com reuniões em junho, julho e agosto.

Dias de greve

Haverá devolução dos valores já descontados e seus reflexos, inclusive no VA/VR. A compensação será feita via banco de horas ou desconto sem reflexo.

A orientação é que os trabalhadores continuem participando das assembleias, enquanto aguardam os próximos encaminhamentos.