Direção do NF não concorda com decisão da empresa em relação à segurança de vôo

O Sindipetro-NF torna público que não concorda com o retorno  dos bancos nas aeronaves S76C + e ++ , por entender que a simulação realizada como teste não retratou condições reais em que a fuga pode se dar.

Também não concorda com o retorno da operação na Bacia de Campos do Helicóptero Super Puma L2, pois não há uma definição final sobre a causa do acidente. Além disso, até o momento o relatório e as recomendações da Comissão Interna de Análise do Acidente não foram apresentados pela empresa.

Entendendo os fatos

No dia 13 de maio, a diretoria do Sindipetro-NF encaminhou uma carta denuncia ao Presidente da Petrobrás, José Gabrielli  e ao Diretor Guilherme Estrela. Em resposta a esse documento, as Gerencias Gerais da UN-BC e US-TA marcaram reunião para tratar do transporte aéreo no dia 6 de junho. Nessa reunião, os GGs informaram o atendimento de algumas  sugestões do sindicato em relação à segurança de vôo divulgadas no boletim Nascente 556. As gerências também revelaram suas intenções em relação aos dois tipos de aeronaves.

A justificativa da empresa para sua decisão é que no caso do S-76 há um  teste de fuga realizado e documentado. O sindicato alertou para o fato de que a simulação não foi realizada nas condições em que a fuga vai efetivamente ocorrer (em alto mar e em situação de stress)

Sobre o retorno do Super- Puma L2, o orgão responsável por identificar as causas do acidente, CENIPA não emitiu após quatro meses nenhuma nota que possa justificar a manutenção das aeronaves paradas, dando o entendimento à Petrobrás de que nada há de anormal com a aeronave. O sindicato novamente cobrou da Companhia a apresentação do relatório da comissão de análise do acidente com a aeronave da BHS no dia 26 de fevereiro. Apesar do Diretor  do NF , Valter de Oliveira, ter participado, até o momento não obteve cópia do relatório e das sugestões para decidir pela assinatura ou não do documento.

O Sindipetro-NF diante da decisão das duas gerências da empresa, alertou para a importância de que a Petrobras ouça os trabalhadores sobre esses assuntos. Reafirmando inclusive que o sindicato é a voz do trabalhador e em momento algum concordou com essas decisões. Esta observação do sindicato levou as gerências a iniciarem uma série de videoconferências onde explicam para os trabalhadores essa decisão e seus motivos, e mostram inclusive a simulação de fuga que foi realizada no caso do S76. Nesta video conferência a Petrobras cita que o sindicato está ciente dos fatos e isso levou a alguns petroleiros a questionar o sindicato por concordar com as decisões. A direção do NF novamente reafirma que não está de acordo com essas decisões da empresa.

Macaé, 17 de junho de 2008

Diretoria do Sindipetro-NF