Diretor do NF denuncia subnotificação e destaca importância da Cipa por plataforma

O diretor do Sindipetro-NF Vitor Carvalho (foto), um dos coordenadores do Departamento de Saúde do sindicato, apresentou nesta tarde durante o 5º Congrenf dados que mostram a subnotificação de acidentes na Bacia de Campos.

Baseado no número de CATs (Comunicação de Acidente de Trabalho) recebidas pelo sindicato, que é menor do que o número real de casos, o sindicalista demonstrou o modo como ainda são difíceis as relações entre a entidade e as empresas do setor petróleo quando o assunto é segurança e saúde do trabalhador.

Carvalho também destacou a importância histórica da conquista da Cipa por plataforma, após ação civil pública movida pelo Sindipetro-NF, e que passará também a ser prevista em anexos das normas regulamentadoras – muitas criadas antes mesmo da presença de plataformas no Brasil, e, portanto, defasadas.

O diretor explicou o funcionamento das Cipas e registrou a conquista de que cada grupo na plataforma tenha um cipista, garantindo sempre ao menos dois cipistas embarcados, além da participação de representantes dos trabalhadores de empresas privadas do setor petróleo.

(Foto: César Ferreira)