Diretor do NF faz mediação em II Seminário de Fiscalização do CRT-RJ que acontece até sexta, 25

O Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Rio de Janeiro (CRT-RJ) deu início nesta quarta-feira (23/07), ao II Seminário de Fiscalização, que acontece até sexta-feira, no Centro de Convenções RB1, no centro da cidade. Com o tema “Fiscalização Atuante: Reconhecimento Profissional, Sociedade e Segurança Jurídica”, o evento reúne profissionais da área, conselheiros, autoridades e especialistas para debater os desafios e avanços na fiscalização das atividades técnicas.

A Mesa Oficial de abertura do seminário foi composta pelas seguintes autoridades: Gilberto Palmares, presidente do CRT-RJ; Francisco Viana Balbino, diretor Financeiro do CRT-RJ; Luiz Antônio Soares da Rocha, diretor de Fiscalização e Normas do CRT-RJ; Eduardo Sales, gerente Técnico do CRT-RJ; Nazilda Ferreira, conselheira do CRT-RJ; Bernardino Gomes, diretor de Fiscalização e Normas do CFT; e Nilson da Silva Rocha, presidente do CRT-MG.

Em seu discurso, Gilberto Palmares saudou a todos os presentes e enfatizou as conquistas do CRT-RJ, incluindo a recente inauguração da sede própria. Ele também ressaltou a importância dos programas CRT-RJ, CRT-Escola e CRT-Estágio, além de um calendário de eventos consolidado, com destaque para este seminário focado na fiscalização, uma das atribuições fundamentais do conselho. Palmares finalizou sua fala agradecendo a presença dos agentes de fiscalização, dos conselheiros, dos funcionários e dos representantes de outros estados, sublinhando a integração do sistema. Em suas palavras finais, expressou o desejo de “três dias de sucesso”, reforçando o compromisso do CRT-RJ de ser uma instituição importante para toda a população do Rio de Janeiro.

A relevância do evento foi reforçada pela presença de representantes de seis Conselhos co-irmãos (CRT-01, CRT-03, CRT-MG, CRT-SP, CRT-RS e CRT-ES), evidenciando a união e a colaboração entre as entidades, conforme destacou o presidente Gilberto Palmares, do CRT-RJ.

O diretor do Sindipetro-NF, Alexandre Vieira, atuou como moderador do Painel 1 do II Seminário de Fiscalização do CRT-RJ, realizado na tarde desta quarta-feira, no Centro de Convenções. O painel abordou dois temas centrais: os desafios no atendimento e registro no sistema CFT/CRTs e a análise qualificada dos Termos de Responsabilidade Técnica (TRT) e seus impactos na atividade de fiscalização. Com participação dos palestrantes Fernando Zettermann, coordenador de Registro e Atendimento do CRT-RJ; Layla Pinto, supervisora de Registro e Atendimento do CRT-RJ; e Luiz Henrique, supervisor do Setor de Pessoas Jurídicas do CRT-SP, o debate foi marcado por importantes contribuições técnicas e reflexões sobre os avanços necessários para garantir mais eficiência e segurança nos processos de fiscalização profissional. O Seminário segue até sexta.

Acompanhe ao vivo em https://www.youtube.com/live/SB_okGH_44o?si=ppX2smG9mKDgTXx9

PROGRAMAÇÃO

DIA 23/07 (QUARTA-FEIRA)

08:30 – CREDENCIAMENTO

09:00 às 09:30 – COFFEE BREAK

09:30 / 10:30 – ABERTURA

10:30/11:30 – CONFERÊNCIA MAGNA
Tema: A UNICIDADE DE ENTENDIMENTOS NAS DECISÕES ADMINISTRATIVAS NO
PROCESSO DE FISCALIZAÇÃO
Palestrantes: Daniel Junqueira de Souza Tostes, Procurador-chefe da PF/ANS
Sérgio Sant´Anna, Conselheiro da OAB-RJ e Prof da UCAM

11:30 às 12:30 – PALESTRA 1
Tema: PRINCÍPIOS E LIMITES DA ATIVIDADE DE FISCALIZAÇÃO DO SISTEMA CFT/CRTS
Palestrante: Dr. Paulo Porto, Advogado e Consultor Especialista em Conselhos Profissionais
Moderador: Marcelo Franco, Procurador Geral do CRT-RJ

12:30 às 13:30 – ALMOÇO

13:30 às 15:00 – PAINEL 1
Temas: 1 – Atendimento e registro no sistema CFT / CRTs – desafios
2 – Análise qualificada dos Termos de Responsabilidade Técnica (TRT) e o \
seu impacto na atividade de fiscalização
Palestrantes: Fernando Zettermann, Coordenador de Registro e Atendimento do CRT-RJ
Layla Pinto, Supervisora de Registro e Atendimento do CRT-RJ
Luiz Henrique, Supervisor do Setor de Pessoas Jurídicas do CRT-SP
Moderador: Alexandre Vieira, Diretor do Sindicato dos Petroleiros do Norte
Fluminense (Sindipetro-NF)

15:00 às 15:15 – INTERVALO

15:15 às 16:45 – PALESTRA 2
Tema: IMPACTO DIRETO DA FISCALIZAÇÃO NA SOCIEDADE – FISCALIZAÇÃO
PROATIVA E REATIVA
Palestrante: Lucimara Coimbra, Advogada, Mestre em Planejamento e Governança Pública
Moderador: Francisco Viana Balbino, Diretor do CRT-RJ

16:45 – ENCERRAMENTO
Palavra do presidente do CRT-RJ Gilberto Palmares

17:00 às 18:00 – COQUETEL DE BOAS-VINDAS – SALÃO NOBRE