Diretor do NF mostra identidade entre latifundiários e gerentes, em evento na Uenf

Diretores do Sindipetro-NF participaram na tarde de hoje, na Uenf (Universidade Estadual do Norte Fluminense), em Campos, da III Jornada Universitária pela Reforma Agrária. A entidade foi representada em mesa de debate pelo diretor Luiz Carlos Mendonça, que falou sobre as propostas da plataforma operária e camponesa para a Reforma Agrária.

O sindicalista fez um paralelo sobre as formas de exploração dos camponeses e dos trabalhadores nas cidades. Segundo ele, há uma espécie de identidade entre o latifundiário que não paga devidamente o camponês e as gerências que negam direitos que são garantidos aos trabalhadores.

O diretor do sindicato distribuiu cópias do documentário “Forró de Cambaíba”, produzido em 2013 pelo Departamento de Comunicação do Sindipetro-NF, que registra a ocupação da antiga usina Cambaíba, em Campos, e fez ainda uma homenagem ao líder assassinado no local, Cícero Guedes.

Na exposição, Mendonça também falou da parceria que o sindicato, em seus vinte anos, mantém com estudantes e camponeses, lembrando que “ainda somos jovens”, que “a história se faz em centenas de anos” e que “estamos aprendendo”.