A CUT-RJ realizou no último sábado, 11, a primeira edição da Jornada da Juventude Cutista, na sede do Sindipetro-RJ, no Rio. O diretor do Sindipetro-NF, Sérgio Borges, participou do evento, que discutiu a realidade dos jovens no mundo do trabalho e na política, especialmente em relação a temas como saúde e segurança, educação profissional, juventude negra e relações de gênero.
Borges integrou o grupo da educação, que abordou dificuldades como a alta evasão e o ingresso precoce no trabalho — o que prejudica os estudos e reduz as chances de que jovem atinja melhores oportunidades.
Também foram discutidas formas de organização para levar temas da juventude para o Plano Nacional de Educação.
Um documento com todas as resoluções da jornada será sistematizado pela CUT-RJ. O evento contou com cerca de 40 participantes e a previsão é a de que seja realizado anualmente.
Além dos assuntos específicos dos grupos de trabalho, a jornada também promoveu uma discussão sobre a conjuntura política brasileira, em bate papo com a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ). A parlamentar fez uma análise da composição das bancadas no Congresso e dos desafios dos movimentos sociais progressistas.