Diretor do NF registra problemas da P-40 durante inspeção do Spie

O diretor do Sindipetro-NF, Luiz Carlos Mendonça, embarcou por dois dias, nesta semana, para acompanhamento da inspeção da manutenção da certificação do Spie (Serviço Próprio de Inspeção de Equipamentos) da P-40.

A bordo, o sindicalista informou ao auditor do IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo) que a plataforma enfrenta problemas como o baixo efetivo na operação e na manutenção, a atuação de inspetores de equipamentos por demanda e sem autonomia para emissão das RTIs (Relatório Técnico de Inspeção).

Mendonça também sugeriu que fossem buscadas nas atas das reuniões da Cipa as pendências históricas na unidade. Segundo ele, a gestão da empresa coloca a produção acima da segurança dos trabalhadores.

Ele também defendeu que a Cipa participe das reuniões de planejamento da próxima parada programada para manutenção, prevista para o mês de maio.

Outro ponto destacado pelo diretor do NF foi o de que os relatórios produzidos pelas comissões que apuram os acidentes na Petrobrás, que têm participação do Sindipetro-NF, nem sempre têm as observações das entidades aceitas — e, neste caso, não assinados pelos pela entidade. A denúncia é a de que, quando o sindicato não assina, o sindicato fica sem cópia do documento.

A participação do sindicato no processo de certificação contribui para documentar aspectos relacionados à segurança dos trabalhadores.