Diretor do NF representa o Brasil em conferência da OIT

A OIT (Organização Internacional do Trabalho) realiza até o próximo dia 13, em Genebra, Suíça, a 104° Sessão da Conferência Internacional do Trabalho, que discute a aplicação das convenções que protegem os trabalhadores nos países signatários e a situação atual das relações trabalhistas. O diretor do Sindipetro-NF (Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense), Norton Almeida, é um dos representantes do Brasil no evento, indicado pela CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil).

A conferência internacional do Trabalho, que começou em 1º de junho, é a instância mais importante de decisão da OIT. Ela acontece a cada ano e congrega delegações tripartites de 185 Estados membros — representantes dos governos, dos empregadores e dos trabalhadores. O evento é organizado em sessões plenárias e em quatro comissões técnicas.

De acordo com Norton Almeida, as comissões discutem temas com forte impacto sobre a realidade brasileira. “Temos debates relevantes em todas as comissões. Na de normas, porque verifica o cumprimento das convenções da OIT pelos estados signatários e a atualização das mesmas. Na de pequenas e médias empresas, pelo caráter específico destes empreendimentos. Na de formalização do trabalho, devido a necessidade de acolher esses trabalhadores no sistema de proteção social. E na de proteção social, para ampliar o alcance desta proteção e, no caso dos brasileiros, temos temas importantes nesta comissão, que é o combate à todo assédio e discriminação, atuação em segurança do trabalhador e, neste momento, o combate à terceirização, inclusive com uma manifestação sobre o tema proposto pela CUT”, explica.

Nesta edição, a sessão da OIT também terá eventos em comemoração pelos 70 anos da Federação Sindical Mundial (FSM).

[Segundo da esquerda para a direita, Norton é um dos representantes do Brasil na Conferência da OIT / Foto: Divulgação]