Diretores do NF acompanham visita de Lula a estaleiro em Niterói

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou, na manhã de hoje, um dos estaleiros ainda em funcionamento em Niterói (RJ), acompanhado de lideranças políticas e sindicais do estado. Os diretores do Sindipetro-NF, Tezeu Bezerra, José Maria Rangel e Alessandro Trindade participaram da atividade.

A indústria naval foi uma das maiores beneficiadas pela política desenvolvimentista dos governos Lula, gerando milhares de empregos no estado do Rio. Atualmente, o estaleiro visitado tem apenas uma reforma contratada em um navio.

De acordo com o Instituto Lula, “em 2003, a indústria naval contava com apenas 2,5 mil vagas de emprego abertas, segundo dados da Petrobras. Dez anos depois, já eram 82 mil trabalhadores empregados no setor e milhares de postos de serviço indiretamente ligados a ele”.

“Logo no primeiro ano de seu mandato, Lula criou uma comissão dentro do Conselho Diretor do Fundo de Marinha Mercante para que parte do frete das embarcações fosse voltado à construção de uma indústria naval brasileira forte. O BNDES, gestor do Fundo da Marinha Mercante, liberou R$ 15 bilhões para reformas e construção de estaleiros, que fabricavam navios de bandeiras brasileiras”, complementa.

Entre 2012 e 2014, foram construídas mais de 500 embarcações pela indústria naval brasileira. Também neste período, o número de plataformas em operações passou de 36 para 82. Atualmente, segundo a ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), 67 plataformas de petróleo estão em operação no país.