Diretores do NF fazem setoriais nas bases da Baker

O Sindipetro-NF realizou nas manhãs de hoje e ontem, em Macaé, reuniões setoriais com os trabalhadores da Baker, nas bases do Lagomar, Vale Encantado e R1. A entidade foi representada pelos diretores do Departamento dos Trabalhadores do Setor Privado, João Paulo Rangel — que é funcionário da Baker Lagomar — e Leonardo Ferreira, coordenador do departamento.

As setoriais tiveram como objetivo informar a categoria sobre o andamento das negociações e debater os rumos da campanha de ACT 2016/2017.

Nas reuniões, foi informado que, na rodada de negociações do último dia 14, a empresa assinou uma ata de reunião se comprometendo a retornar à mesa de negociações no dia 21, para trazer uma proposta que atenda aos trabalhadores, juntamente com as respostas pendentes sobre os pontos que ela ainda não respondeu — como metas da PLR, reposição da inflação (ICV 9,3%), supressão de folgas Offshore, THM, fim do escalonamento por faixa salarial, entre outros pontos.

“Foram muito proveitosos estes dois dias de debate com a categoria, pois conseguimos confirmar que existem trabalhadores e trabalhadoras que estão em sintonia com as posturas adotadas na mesa de negociação por nós da direção, no sentido de não aceitarem acordos rebaixados”, afirma o diretor Leonardo Ferreira.

O sindicalista também destaca que os trabalhadores e a entidade não vão aceitar, por exemplo, “o absurdo que é a Baker estar migrando os profissionais do CNPJ da BJ para o da Baker, pagando um valor fixo no salário e fazendo com que este trabalhador abra mão dos seus direitos adquiridos no acordo BJ, que é superior ao da Baker, sem passar pelo acordo coletivo e pela mesa de negociação”.

Se for confirmado que os trabalhadores estão sendo lesados nesta migração, o Sindipetro-NF vai denunciar o caso aos órgãos competentes e exigir a garantia dos direitos.

Sem retorno

Até o momento, a empresa não confirmou com o sindicato a reunião de amanhã, conforme havia se comprometido na semana passada.

“A categoria e a direção sindical querem uma solução e esperam que a empresa confirme a reunião de amanhã ou apresente uma nova ata para a próxima rodada de negociações”, ressaltou Ferreira.