Diretoria do NF e gerências da UO-BC e de SMS se reúnem para tratar de assuntos relacionados à P-63

Na segunda, 16, a Diretoria do Sindipetro-NF esteve reunida com o gerente da UO-BC e o gerente de SMS para falar sobre a preocupação da forma que a plataforma de P-63 irá operar. A unidade será operada durante um ano e meio pelo consórcio formado pela Quip (Queiroz Galvão, UTC, Iesa e Camargo Correa) e a BW Offshore, e depois por mais um ano e meio a operação será compartilhada com profissionais da Petrobrás.

Os trabalhadores da Companhiademonstraram apreensão com relação a essa terceirização de operação. Apesar dos gerentes terem afirmado que essa forma de operação é contratual, a diretoria do sindicato deixou claro sua preocupação com a segurança das operações durante o período de transição

A P-63 já está na locação definitiva que fica no Campo de Papa-Terra, no pós-sal da Bacia de Campos, operado pela Petrobras (62,5%) em parceria com a Chevron (37,5%).

Fiscalização

Na sexta, 13, o diretor do NF, Armando Freitas, e representantes da SRTE estiveram a bordo da unidade que estava interditada, por terem sido detectadas várias não conformidades durante a primeira inspeção prévia. Essa fiscalização está garantida pelo Anexo II da NR30 e na NR-2. O objetivo é verificar se essas não conformidades haviam sido sanadas, mas foram detectados ainda três delas, que segundo a empresa serão resolvidas essa semana.

Após a solução desses problemas a empresa poderá dar continuidade às obras de pré operação. Para Armando a essa fiscalização é muito positiva, porque está sendo colocado em prática o que determina o Anexo II da NR30 e na NR-2, que determina que 90% da obra seja concluída antes da plataforma entrar em operação. “Isso é uma novidade no mundo offshore! Antes o grosso da obra era feito no estaleiro e o restante em alto mar, agora isso não pode mais acontecer” – comemora Armando.

O início de produção de P-63 está previsto para 23 de outubro. Sua capacidade é para processar 140 mil barris/dia de petróleo e comprimir 1 milhão de m3/dia de gás.