Diretoria do NF prorroga prazo para realização de assembleias do Congrenf nas plataformas

Para garantir uma maior participação dos petroleiros e petroleiras, a diretoria do Sindipetro-NF decidiu aumentar o prazo de assembleias nas plataformas. A categoria a bordo das unidades marítimas da região têm até o próximo domingo, 25 (com retorno de atas na segunda, 26), para fazer as escolhas de delegados e delegadas ao Congresso. Cada plataforma pode eleger até quatro representantes (dois titulares e dois suplentes). As assembleias começaram no último dia 16, justamente pelas plataformas, e continuam ao longo desta semana nas bases de terra.

O Congrenf inicia a Campanha Reivindicatória, com a discussão das pautas de Acordo Coletivo de Trabalho que serão levadas ao Confup (Congresso da Federação Única dos Petroleiros). O congresso vai contar com mesas de debates sobre a conjuntura brasileira e a realidade da Bacia de Campos. O evento será realizado entre os dias 4 e 6 de julho, no hotel Ramada, em Macaé. O Sindipetro-NF destaca a importância de uma grande participação da categoria em um momento crucial para o país, de reconstrução de políticas públicas, retomada do diálogo entre as representações dos trabalhadores e a Petrobrás e empresas privadas do setor.

Diretores da entidade participam nesta quarta, 19h30, do programa NF ao vivo que vai detalhar as orientações sobre as assembleias e debater as perspectivas para o Congrenf. O programa pode ser visto em is.gd/nfaovivo42.

Além dos debates e da eleição dos delegados e delegadas, fará parte da programação do Congrenf o lançamento da série documental “Petroleiros para Sempre”, produzida pelo Departamento de Comunicação do Sindipetro-NF, com depoimentos de aposentados, aposentadas e pensionistas que construíram o setor petróleo na região e a sua entidade representativa. Os episódios da primeira temporada serão disponibilizados semanalmente no Youtube.

Confup

O Congrenf está entre os congressos regionais que elegem delegados para XIX Confup (Congresso Nacional da FUP), que será realizado entre os dias 03 e 06 de agosto, em modelo híbrido (com presencial na cidade de Cajamar, em São Paulo). Com o tema “Energia para renovar o Brasil”, o Confup vai reunir cerca de 300 trabalhadores, entre delegados eleitos, observadores, assessorias e convidados.

O Congresso Nacional é a instância máxima da organização sindical dos petroleiros das bases da FUP. É neste fórum de deliberação que a categoria define democraticamente as pautas de reivindicações e calendários de luta. Para participar do Confup, é preciso se candidatar nas assembleias, plenárias ou congressos regionais, como o Congrenf.

Calendário das Assembleias

Base (delegados) – Data – Hora

Parque de Tubos (16) – 20/06 – 13h
Imbetiba – Praia Campista (20) – 22/06 – 13h
Cabiúnas (16) – 21/06 – 07h
Plataformas (04 por unidade / Máx. 120) – Prorrogado para até 25/06, com retorno de ata até 26/06
Aposentados – Sede Campos (20) – 21/06 – 10h
Aposentados – Hotel Ramada (20) – 22/06 – 15h
Setor Privado (online*) (10) – 22/06 – 19h.
Obs. Os diretores sindicais são considerados delegadas e delegados natos. Para os representantes das bases, o critério será adotado a partir da ordem de inscrição, respeitando as limitações estatutárias sobre a representação por base, observando ainda os limites indicados.

* Link da Assembleia do Setor Privado: https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZErduCrpjMrHddF45fPe1vhtXU7_UMeSCc9