Diretoria do NF registra casos de baixo efetivo nas atas de Cipa

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

A diretoria do Sindipetro-NF está empenhada em denunciar os casos de baixo efetivo nas unidades da Bacia de Campos. Uma das ferramentas que está sendo utilizada é o registro dessa ocorrência nas atas de Cipa.

No embarque de ontem em P-63, a diretoria registrou na ata a saída de trabalhadores  no PIDV. Na unidade a equipe de manutenção reclamou que está com dificuldades para cumprir a rotina de trabalho. Tinham muitas notas abertas (pedidos de reparos) que não estavam sendo cumpridas, porque devido ao baixo efetivo tinham que dar conta de resolver emergências.

A P-12  ficou no turno da noite sem operador de produção, porque só tem um embarcado. Por conta disso, a diretoria registrou o baixo efetivo em ata, além dá falta de EPIs. Foi observado  no local que a EOR  – Equipe Operacional de Resposta é composta de 70% de terceirizados.

Outro caso grave foi detectado em PVM-1, onde só há um técnico de inspeção a bordo, sem alguém para rendê-lo. Esse técnico embarca 14 x 21 e durante sua folga não há nenhum outro para substituí-lo.

No embarque de janeiro, o baixo efetivo também foi registrado na atas de Cipa de P-19 e P-15.

Para a diretoria do NF, o baixo efetivo coloca a vida da categoria em risco porque abre a possibilidade de ocorrência de acidente grave, que atinge um grupo de trabalhadores. “A importância de registrar em ata essas situações é caracterizar que o gestor está ciente do problema e que irá responder por dolo em caso de um acidente. Responsabilizando aqueles que tem obrigação de solucionar os riscos” – explica o diretor Raimundo Teles.

Como já denunciado exaustivamente pelo sindicato em seus veículos de comunicação, o problema se agravou após o Programa de Incentivo à Demissão Voluntária  e a gestão de Pedro Parente, que ao invés de repor o efetivo faz ações totalmente contrárias, colocando a Petrobrás em risco.

A diretoria do sindicato solicita aos companheiros a bordo que denunciem casos semelhantes através do e-mail [email protected].