Diretoria do NF responde ao manifesto encaminhado pelos novos técnicos da empresa

Na semana passada, o Sindipetro-NF recebeu na semana passada um manifesto enviado pelos novos técnicos e tecnicas que ingressaram para os quadros da Petrobrás recentemente. A diretoria analisou e publica uma resposta dirigida a esses trabalhadores, leia a íntegra abaixo:

Resposta da Diretoria do NF ao manifesto dos trabalhadores novos

Em nome da diretoria do sindicato, cumprimento todos os técnicos e técnicas que enviaram essa carta manifesto a essa instituição no intuito de parabenizar todos os envolvidos na confecção do documento, pois nessa conjuntura atual, a união e a mobilização são características cruciais para a classe trabalhadora resistir aos muitos ataques promovidos pela elite político-econômica do país.

Escutamos as críticas de forma democrática e, com o mesmo sentimento, respondemos as indagações que foram colocadas no texto entregue ao sindicato.

Entendemos o sentimento de insatisfação dos petroleiros e petroleiras recém chegados a empresa, afinal, estão convivendo numa atmosfera muito adversa para todos empregados do Sistema Petrobrás, próprios e terceirizados, e respeitamos o fato dela ser também direcionada a diretoria.

O orgulho de fazer parte da companhia que vocês observam nos mais antigos, é oriundo de conquistas que envolvem diversos atores da categoria petroleira, incluindo os membros dessa direção. Portanto, salientamos que o sentimento de desânimo por parte dos empregados e empregadas recém chegados com relação a uma “não firmeza da diretoria” pode ser , na verdade, retrato de uma conjuntura que envolve diversos fatores, muitos além das prerrogativas do representante da categoria.

O encontro citado na carta, por exemplo, não foi uma reunião de diretores com a gerência, mas sim a participação do Sindipetro-NF num fórum de discussão – o encerramento da auditoria de SPIE – que pode resultar, ou não, em consequências que solucionam problemas de diversas matizes, inclusive o desvio de função que observamos no trabalho de empregados novos e antigos de diversas bases.

Ressaltamos que os problemas com petroleiros e petroleiras são inúmeros e envolvem muitos empregados. Gostaríamos muito de poder explicar, de uma só vez, todas as nossas estratégia para enfrentá-los. Todavia, em prol de lograr êxito contra as investidas assediadoras da companhia temos que, muitas vezes, manter nossos métodos desconhecidos aos gestores, pois a política opressora de retirada de direitos é muito dinâmica e a empresa se prepara o tempo todo para novas investidas quando conhecem os planos dos trabalhadores.

Sendo assim, destacamos que as questões são sim tratadas em pautas locais, internas e externas a empresa, no sentido de encaminhar soluções para tal injustiça. Para tanto, convidamos a todos interessados na questão que motivou essa carta para uma reunião dentro do sindicato ( acertem data e horário e informem a um dos diretores da entidade) onde teremos a possibilidade de, sigilosamente, mostrar a todos e todas os caminhos apontados pela entidade para enfrentar as arbitrariedades da empresa neste caso.

Por fim, frisamos que nossas atuações são sempre no intuito de dar força política as entidades sindicais que ao longo de décadas construiu essa empresa de maneira a fazê-la exemplo e orgulho nacional. Erramos e acertamos mas nunca deixamos de fazer a luta de maneira coerente e responsável.

Forte abraço,

Marcos Breda