Discriminação de gênero em contrato na Bacia de Campos é denunciada ao Ministério Público

Esse mês, o Sindipetro-NF apresentou uma denúncia ao Ministério Público do Trabalho (MPT) solicitando a abertura de uma investigação para apurar eventual discriminação de gênero num recente contrato assinado pela empresa VV Consulting.

A solicitação de investigação foi feita com base em diversas denúncias de mulheres que, apesar de excelentes trabalhadoras e com bons currículos, inclusive com retornos positivos das chefias em contratos anteriores, não foram selecionadas para o contrato da VV Consulting com a Petrobrás. Todas elas em idade fértil.

Na visão do sindicato esse contrato não está de acordo com a legislação que busca garantir a equidade de gênero, por isso identificaram a necessidade de apurar as razões para que as mulheres em idade fértil não foram contratadas inicialmente pela empresa.

A diretoria do Sindipetro-NF entende que a empresa tem liberdade para fazer as contratações que quiser, entretanto na visão do NF está havendo discriminação de gênero, já que boa parte dos(as) funcionários(as) que atuaram em contratos anteriores foram contratadas, menos as trabalhadoras em idade fértil.

O Sindicato chegou a procurar a empresa com a intenção de compreender os motivos de um contrato contar com mais de 40 pessoas, sendo dentro deste número apenas duas do gênero feminino e com idades que as distanciam da idade reprodutiva. Mas como a empresa se negou a enxergar a eventual discriminação, o Sindipetro-NF entrou com denúncia no MPT.

Com essa ação, o Sindipetro-NF espera resguardar direitos fundamentais e princípios, como o da igualdade de gênero que prevê que todas as pessoas, independentemente de seu gênero, são iguais sob a ótica da Constituição. E mostrar que atitudes machistas e preconceituosas como as dessa empresa não serão mais aceitas pela classe trabalhadora.

Para a diretoria do NF, é inadmissível o retrocesso que o país está vivendo em diversos setores, principalmente em relação às questões de gênero, isso tudo é um reflexo do discurso do atual presidente da república que incentiva o machismo e o sexismo. Tudo isso acaba refletindo em ações como as dessa empresa que comete tais ilegalidades.