Diversidade entra na pauta de debates do 2º Conperj

Nesta sexta-feira, 25, último dia do 2º Conperj (Congresso dos Petroleiros e das Petroleiras do Rio de Janeiro) o tema diversidades entrou em pauta, sendo o assunto da primeira mesa do dia. O debate contou com a participação da diretora licenciada do Sindipetro-NF e coordenadora de políticas sociais e igualdade de Macaé, Conceição Maria, e do diretor do Sindipetro unificado de São Paulo e integrante da frente petroleira  LGBT e coletivo LGBTI da CUT São Paulo, Tiago Franco.

Tiago ressaltou que esse assunto precisa ser levado em conta para garantir que todos tenham os mesmos direitos. “Precisamos garantir que todos os direitos conquistados por nós como categoria, sejam validos para todas as pessoas, sem excluir alguém por origem geográfica, sexo, cor, raça, religião, dentre tantas outras questões.  Precisamos colocar toda a classe trabalhadora junta para lutar pelos direitos que são comum”, declarou.

Já Conceição Maria lembrou que essa discussão é antiga e que ainda hoje se faz necessária. “Esse debate começou nos Estados Unidos nos anos 70 e hoje, nossa reflexão é que já se passaram décadas, desde então, e aqui no Brasil esse tema ainda é discutido, ou seja, ele ainda não evoluiu ou avançou muito pouco”, lembrou.

Por fim, o debate ressaltou a importância de questionar e garantir que as mulheres, os negros e negras, os LGBTIQ+ e todos, com suas diferenças, estejam presentes em todos os cenários não só dentro das empresas e dos sindicatos, mas em um contexto geral da sociedade.