Editorial do Nascente: Por que a diretoria do NF apoia Fernando Haddad

Como muitos representantes de entidades sindicais, empresariais ou instituições religiosas, entre outros, a diretoria do Sindipetro-NF tem lado nessa eleição e se posiciona de modo transparente. Como os dirigentes da CUT e da FUP, os sindicalistas do NF apoiam a candidatura de Fernando Haddad à Presidência da República. E as razões são claras:

1) Haddad assinou compromisso com a CUT para rever as reformas do governo Temer, que cortaram direitos trabalhistas e sociais.

2) Haddad é contra a privatização da Petrobrás e de outras empresas públicas estratégicas para o desenvolvimento do País.

3) Haddad tem o mais amplo, técnico e preparado programa para enfrentar os graves problemas brasileiros em todas as áreas.

4) Haddad traz o legado do governo Lula, que promoveu o desenvolvimento de baixo para cima, incluindo os mais pobres na economia, gerando emprego e distribuindo renda.

5) Haddad é um democrata, tem compromisso profundo com as liberdades de todos e todas, e jamais admitiria um regime autoritário, o que é essencial para a existência de qualquer entidade dos movimentos sociais.

6) Haddad fez uma gestão brilhante no Ministério da Educação, ampliando a rede federal de ensino, os programas de bolsas e de financiamento estudantil.

7) Haddad fez uma gestão brilhante também na Prefeitura de São Paulo, não se reelegeu em virtude da onda anti-petista construída e massificada pela mídia, mas seus feitos foram premiados e são admirados por urbanistas pela forma como olhou a cidade para as pessoas, para o bem estar, tendo como um dos símbolos dessa visão o aumento exponencial da rede de ciclovias.

8) Haddad, junto com Manuela, renova a política brasileira, com novas lideranças capazes de enfrentar um cenário reacionário na política no Brasil e no mundo.

9) Haddad vai recuperar a altivez do Brasil, com soberania mas sem xenofobia, com diálogo com todas as nações, sem falar fino com os mais fortes e grosso com os mais frágeis.

10) Haddad está fazendo uma campanha limpa, propondo o debate, sem fake news, com a postura que se espera de um Presidente da República.

O amor vencerá o ódio. A civilização vencerá a barbárie.

[Nascente 1062]