Editorial do Nascente: Tenha juízo, prefeito

O Sindipetro-NF voltou a repudiar, na semana passada, declarações do prefeito de Macaé, Aluízio dos Santos Júnior, em favor de projeto que quer facilitar a entrega do pré-sal para as empresas estrangeiras do setor. O governante havia defendido suas posições em audiência na Câmara dos Deputados, em Brasília.

A argumentação desse tipo de gestor de pensamento neoliberal é o de que o dinamismo da economia está baseado no aporte de capitais privados, pouco importando que estes capitais sejam voláteis, criem pouco ou nenhum lastro local, não tenham responsabilidade nacional ou regional, não estejam relacionados a um projeto de sociedade.

Macaé tem sido beneficiada por décadas de atuação da Petrobrás — embora em razão dela também sofra todos os impactos urbanos em razão da ausência de planejamento e de boas políticas públicas. Era de se esperar que os representantes formais do município retribuíssem essa relação histórica com o mínimo de zelo nos posicionamentos em relação à empresa.

Na mesma audiência da qual participou o prefeito, o economista do Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos), Cloviomar Cararine, apresentou dados que mostram os impactos positivos da produção do pré-sal em investimentos, lucros, salários, juros e posicionamento do País em acordos geopolíticos. É estratégico, portanto, que todo este potencial esteja sob o comando do Brasil e dos brasileiros.

Utilizar o momento adverso pelo qual passa a Petrobrás para fazer coro com aqueles que sempre pretenderam dilapidá-la é uma atitude antinacionalista e até mesmo contraproducente sob o ponto de vista da economia local. Ao agir desse modo, o prefeito joga contra o município e contra os seus munícipes.

O NF espera que o governante reflita sobre estes pontos e se coloque aberto ao diálogo para entender este tema pela ótica alternativa àquela que tem origem nos grupos aos quais deve fidelidade partidária. Os interesses do povo devem estar acima dos interesses circunstanciais da política eleitoral. A Petrobrás é um patrimônio que nos foi legado por várias gerações e pelo qual temos o dever de zelar para as futuras gerações.

Tenha juízo, prefeito.

[Clique aqui para ler mais textos do boletim Nascente 941]