Eleições no NF: Nota da Diretoria do Sindipetro-NF

Por eleições limpas

A primeira condição para que concorrentes participem de um jogo eleitoral democrático é aceitar as regras que disciplinam a disputa. No caso das eleições sindicais do Sindipetro-NF, como ocorre em qualquer sindicato, essas regras são as do Estatuto da entidade, complementadas pelo mais soberano fórum da categoria, a Assembleia.

O Estatuto do Sindipetro-NF, em seus artigos 19 e 23, restringe a participação na Assembléia de eleição da Junta Eleitoral aos associados em condições de voto. Era assim no Estatuto original do sindicato, de 1996, e é assim, explicitamente, no novo, aprovado em Março de 2010, e desde então disponível na página da entidade na Internet. É uma pena os que pretendem dirigir o Sindipetro-NF não se dignarem sequer a ler seu Estatuto.

Iniciado o processo de votação da assembléia no dia 24 de fevereiro, não se poderia manter mais o credenciamento de associados, sob pena de se deturpar o processo. Esse encaminhamento, de encerramento do credenciamento, foi cobrado da mesa da assembléia por um militante do PSTU presente, e assim deliberou a assembléia apenas após a primeira votação os militantes do PSTU protestaram pelo ingresso de retardatários, ambos os fatos registrados no vídeo.

Versões diferentes da verdade, divulgadas pelos que não conseguiram atender à mínima proporcionalidade prevista no Estatuto para ter sequer um membro na Junta Eleitoral, é fruto de pouca ética, infelizmente manifestada de forma escatológica pelos perdedores, o que não merece respostas ou contrapontos. Cabe ao sindicato preservar a tranquilidade e a lisura do pleito, dando condições para que atuem legitimamente a Junta Eleitoral e as chapas que vierem a se inscrever. E é isso que a entidade faz e continuará a fazer.

No entanto, cabe também ao Sindipetro-NF preservar o seu patrimônio e defender a casa dos petroleiros do Norte Fluminense. E, por isso, a entidade registrou queixa na Polícia e cobrou providências ao Sindipetro-RJ e ao PSTU em relação aos atos de vandalismo infelizmente protagonizados por dois de seus militantes no dia da Assembleia, como informou o site do sindicato (video do sistema interno de monitoramento dispónível em www.youtube.com/sindipetronf).

Na certeza de que a organização dos petroleiros, que fez nascer e se consolidar o Sindipetro-NF, dará conta, mais uma vez, de construir um momento histórico da entidade, o sindicato se mantém firme no seu papel de garantir a realização de eleições limpas.

Diretoria Colegiada do Sindipetro-NF