Em lançamento de Frente na ABI, diretor da FUP rebate presidente da Petrobrás

O diretor da FUP, Deyvid Bacelar, rebateu na noite de ontem, durante o lançamento da Frente Estadual em Defesa da Petrobras, da Soberania Nacional e do Desenvolvimento, afirmações recentes do presidente da Petrobrás, Roberto Castello Branco, sobre suspeitas de corrupção na companhia.

De acordo com o sindicalista, o gestor da empresa apenas busca justificar a maior privatização da história da indústria de petróleo. “Na verdade, o debate da corrupção é apenas para justificar a entrega, o desmonte, a venda das empresas estatais”, afirmou.

O lançamento da Frente aconteceu no auditório da Associação Brasileira de Imprensa (ABI). O evento contou com lideranças dos trabalhadores do setor petróleo, dos movimentos sociais e da política institucional, como o senador Roberto Requião (MDB-PR).

“Bolsonaro e seu lacaio Roberto Castello Branco se dizem contra a estatização, mas ajudam estatais estrangeiras a comprarem ativos da Petrobrás aqui no Brasil. Eles se dizem contra a integração da Petrobrás, mas ajudam a Shell, a Total, a integrarem a sua cadeia comprando ativos do sistema Petrobrás aqui no Brasil”, protestou Bacelar.

O sindicalista da FUP e do Sindipetro-BA disse ainda que Bolsonaro e Castello Brando “se dizem contra o monopólio estatal do petróleo no País, mas criam um oligopólio nacional e monopólios regionais com empresas privadas, que se nós não lutarmos vão comprar refinarias no Rio Grande do Sul, no Paraná, na Bahia, em Pernambuco e em outros estados”.

O Sindipetro-NF foi representado no lançamento da Frente pelos diretores Marcelo Nunes e Sérgio Borges. O evento contou ainda com expressivo número de petroleiros e petroleiras da base do Norte Fluminense.

A Imprensa do NF transmitiu o ato de lançamento da Frente ao vivo, pelo Facebook, confira:

[Foto: Luciana Fonseca / Imprensa do NF]