Em respeito à decisão soberana da categoria, o sindicato não assinou hoje o acordo de pagamento da PLR 2009 para os trabalhadores que atuam na base de Cabiúnas.
Nas assembleias do Terminal, na semana passada, os petroleiros rejeitaram, por 69 votos a 38, com uma abstenção, indicativo da entidade de aceitação da proposta conquistada na mesa de negociações pela FUP.
O Tecab foi a única base do país, entre as representadas por sindicatos filiados à FUP e mesmo entre sindicatos dissidentes da Federação, que não aprovou o indicativo de aceitação da proposta de PLR.
A diretoria do NF esclarece que se a categoria no Tecab quiser alterar a decisão que tomaram nas assembleias, será necessária a convocação de novas assembleias por meio de abaixo-assinado com as assinaturas de 20% dos trabalhadores da base.
De acordo com o artigo 12, parágrafo 5º, do Estatuto Sindical do NF, e com o artigo 612 da CLT, podem reivindicar novas assembleias, por meio do abaixo-assinado, os sindicalizados em condição de votar, dentre os abrangidos pelo Acordo Coletivo de Trabalho em debate.
O documento, atingido o número mínimo de assinaturas, deve ser encaminhado para a Direção Colegiada do Sindipetro-NF, que decidirá sobre a pertinência da convocação, com base no que determina o estatuto da entidade.
O acordo da PLR para as bases da Petrobrás na região, que aprovaram a proposta, foi assinado hoje pela FUP. A previsão de pagamento é para 13 de julho.