Empresa de hotelaria embarca alimentos nas bolsas dos petroleiros

O diretor do Sindipetro-NF, Sérgio Borges, flagrou na manhã de hoje no Heliporto do Farol de São Thomé, em Campos dos Goytacazes (RJ), o embarque de alimentos em meio aos pertences pessoais dos petroleiros da plataforma P-33, na Bacia de Campos. Sacos de arroz foram colocados nas bolsas dos trabalhadores por um funcionário da empresa Gastroservice, responsável pelo serviço de hotelaria a bordo.

“Ao questionar o motivo, fui informado pelo funcionário de que eles deveriam distribuir o arroz entre as pessoas que estariam embarcando, e que provavelmente isso aconteceu porque o rancho da plataforma está com falta do produto. O empregado ainda afirmou que durante a semana ele teve que embarcar pó de café para outras unidades, e que essa prática é mais comum do que parece”, disse Borges.

Para o Sindipetro-NF, este artifício revela falta de planejamento da empresa contratada e falta de cobrança e fiscalização da Petrobrás em relação ao serviço de hotelaria nas plataformas.

O sindicato lembra que em fevereiro deste ano os trabalhadores dessa mesma plataforma denunciaram problemas de hotelaria [veja aqui]. “Chegaram ao extremo de servir pé de galinha com unha e tudo”, lembra o sindicalista.

A entidade destaca que a qualidade de alimentação é primordial para garantia da saúde e conforto dos trabalhadores, que atuam em confinamento e sob elevado risco.

O Sindipetro-NF está mantendo contatos com as áreas responsáveis pelo assunto na Petrobrás para cobrar soluções.

[Embalagens de arroz próximas ao balcão de embarque, de onde eram retiradas para serem colocadas nas bolsas dos petroleiros / Foto: Sérgio Borges / Sindipetro-NF]