Do boletim Nascente – O Sindipetro-NF tem recebido denúncias de petroleiros e petroleiras de empresas privadas do Setor Petróleo, de que algumas delas estão trocando de forma unilateral os planos de saúde que oferecem aos seus trabalhadores, por outros mais baratos e com menor abrangência. Pelo menos dois casos foram confirmados pela entidade: na Solutic, o plano Amil será trocado pelo Hapvida; e na Normatel, o plano Unimed foi trocado pela Integral Saúde (este exige até coparticipação do trabalhador).
“O único hospital que nos atende na região é Macaé D’or, que já nos informou que não atende esse plano. Urgência e emergência seria pagando para depois sermos reembolsados. Muitos colaboradores manifestaram a insatisfação da mudança do plano, respondendo no próprio e-mail do comunicado. Tendo em vista que muitos estão em tratamento, outros em acompanhamento médico pós cirurgia e dependentes em tratamento. E em nenhum momento a empresa se reuniu com seus colaboradores e nos informou da intenção da troca e nos ouviu. Simplesmente, passou um comunicado via e-mail, informando a data da troca que será dia 24/11/25”, relatou um trabalhador ao NF, sobre a troca na Soluct.
O sindicato também está em contato com trabalhadores da Normatel, que, como relata outro trabalhador, adotou um novo plano que “só não cobra pra gente se for emergência, tudo o que a gente faz de exames, raio x, cobra”.
De acordo com o diretor do Sindipetro-NF, Anderson Silva, os impactos são enormes para os trabalhadores. Além dos custos adicionais, há tratamentos que são interrompidos, porque os médicos não aceitam o novo plano. A Solutic conta com cerca de 260 trabalhadores em Macaé, enquanto a Normatel emprega aproximadamente 500.
Também diretor do Sindipetro-NF, o coordenador do Departamento do Setor Privado, Eider Siqueira, afirma que a entidade está de olho nessa situação e busca soluções. Novos relatos podem ser enviados para [email protected] (o sigilo sobre a identidade do denunciante é garantido pelo sindicato).





