Encontrado material elétrico enterrado no Parque de Tubos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Editorial

A verdade por trás do preço do combustível

Posição externada no último dia 2, pelo representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da Petrobrás, e coordenador do Sindipetro-NF, José Maria Rangel, em seu blog (www.zamarianoca.org.br), reflete a preocupação da categoria em relação ao tema, que tem sido utilizado pela imprensa para atingir a companhia.
Para contribuir no debate junto à categoria, o Nascente reproduz abaixo a íntegra do post:

“Durante semanas os veículos de comunicação do país, demonstraram uma preocupação contagiante com a Petrobrás. Só para os desavisados.
O debate sobre o reajuste dos combustíveis e uma metodologia de precificação para os derivados tomou as páginas de jornal e o tempo de rádios e telejornais. Qual o verdadeiro interesse dos inimigos da maior empresa do país no reajuste dos combustíveis? Na nossa visão queriam utilizar a Petrobrás para alimentar a inflação, aumentar os juros, fazer os especuladores ganhar cada vez mais, indexar a economia e no final das contas quem pagaria esta conta seriam os trabalhadores. Matemática simples, maior inflação = menor salário.
O controle da inflação ainda é algo muito recente na história do nosso país, a classe trabalhadora conquistou isso a duras penas e ainda temos péssimas lembranças de um tempo em que tudo era reajustado diariamente corroendo o nosso salário.
Reafirmamos na reunião do Conselho de Administração do último dia 29-11, que a política de reajustes de preços dos combustíveis, deve ser uma política de Estado e não de mercado.
Como esquecer que durante a grande crise mundial de 2008-2009, quando o todo poderoso “mercado” não oferecia crédito para ninguém, foi o governo federal através da CEF, BB e BNDES que financiou os investimentos da Petrobrás? Portanto não podemos simplesmente reajustar os combustíveis sem compromisso de como isso vai rebater na vida das pessoas, com a irresponsabilidade que quer o “mercado”.
A partir de agora a Petrobrás passa a ter uma metodologia de precificação dos combustíveis, que levará em consideração os seguintes aspectos:
a) Assegurar que os indicadores de endividamento e alavancagem retornem aos limites estabelecidos no Plano de Negócios e Gestão 2013-2017 em até 24 meses, considerando o crescimento da produção de petróleo e a aplicação desta política de preços de diesel e gasolina;
b) Alcançar, em prazo compatível, a convergência dos preços no Brasil com as referências internacionais;
c) Não repassar a volatilidade dos preços internacionais ao consumidor doméstico.
Foi recomendado ainda pelo Conselho de Administração, por razões comerciais, que os parâmetros da metodologia de precificação fiquem estritamente internos à Companhia.
Caberá ao Conselho de Administração avaliar a eficácia da política de preços da Petrobras por meio da evolução dos indicadores de endividamento e alavancagem da Companhia.”

Espaço aberto

Manifesto contra nota da CUT

Aurelito Lopes dos Santos

Repudio a nota de defesa que a CUT e os sindicatos a ela filiados fizeram em favor dos (Petistas) envolvidos no esquema de desvio do dinheiro público e que foram condenados. Nós que tanto combatíamos a corrupção que sempre imperou nesse país e agora que o corte é na nossa própria pele passamos a ter crise de amnésia. Confesso que ao ler a nota da CUT fiquei bastante preocupado, pois ao ser publicada em nosso site subentende que a atual diretoria do Sindipetro-NF concorda com tudo o que foi dito.
Sabemos que a maioria dos sindicalistas é filiada a algum partido político, às vezes o “idealismo” paixão pelo partido é tão grande que as reivindicações da categoria ficam para o segundo plano, esquecendo que ele foi eleito para ser um representante da categoria.
O povo tem sofrido bastante por causa da corrupção. Educação, saúde e saneamento básico, são setores importantes para que uma sociedade tenha dignidade, e que fazem eles “políticos”? Simplesmente desviam verbas e verbas públicas para suas contas particulares e as consequências são obras inacabadas e às vezes acabadas com qualidade duvidosa.
Gostaria que a CUT e os sindicalistas que tanto defendem esses “políticos” refletissem sobre suas atitudes corporativistas, pois verdadeiramente precisamos de uma sociedade mais justa, devemos sim, ser coerentes a tudo o que um dia prometemos defender e que por “vaidades” deixamos de lado. 
(Eleitor do PT)
* Petroleiro da Bacia de Campos.

Encontrado material elétrico enterrado no Parque de Tubos

Sindicato recebe denúncia e verifica no local a presença de capacitores que podem ter contaminado o solo. Entidade questiona ausência de monitoramento

 Trabalhadores do Parque de Tubos encontraram em uma escavação, de aproximadamente dois metros de profundidade, restos de materiais elétricos que podem estar contaminados por radiação e por outros agentes poluentes. Após denúncia feita ao sindicato, o diretor do Sindipetro-NF, Marcelo Abrahão, esteve no local na última sexta, 29, e constatou a gravidade da situação.
 “Acharam o material por acaso, por conta de uma obra que estão fazendo em um tanque, mas fica a questão sobre qual a real dimensão dessa contaminação no restante do solo”, afirma o sindicalista.

Denúncia antiga
 Abrahão lembra que desde a década de 90 o Sindipetro-NF faz denúncias sobre contaminação no solo do Parque de Tubos. De acordo com ele, este material encontrado pode ser uma evidência de que a entidade sempre teve razão sobre a denúncia, que a Petrobrás sempre negou.
 Foram encontrados restos de capacitores, que podem ter substância com radiação, além de fios. Ao redor, a terra está manchada de uma substância preta, que se parece com óleo. Parte da terra retirada do local já vinha sendo acumulada em tambores, para análise e descarte.
 O diretor do NF também questiona o fato de que a Petrobrás esperou acontecer um vazamento em um tanque de tratamento de água oleosa para realizar uma obra de manutenção. Segundo ele, deveria haver uma manutenção preventiva, com monitoramento constante, e não esperar que aconteça um vazamento do conteúdo do tanque para o solo.

Sondagem
 O sindicato recebeu informação extra-oficial de que uma empresa está sendo contratada pela Petrobrás para fazer uma sondagem em toda a área do Parque de Tubos para verificar a existência de contaminação. Em razão da gravidade do caso, e dos possíveis impactos sobre os trabalhadores e a comunidade do entorno, o Sindipetro-NF vai reivindicar o acompanhamento deste trabalho.
 O assunto também será pautado na reunião da Diretoria Colegiada da entidade, que acontece em Campos dos Goytacazes, no próximo dia 11.

Avaliação da Greve

Encontro confirmado para dia 12 na sede de Campos

 A diretoria do Sindipetro-NF mantém a convocação para que os trabalhadores da Petrobrás realizem reuniões setoriais para garantir a participação de grevistas no Encontro de Avaliação da Greve de Outubro de 2013. A inscrição é livre para todo trabalhador que fez a greve e não há limite para o número de participantes. A orientação para as plataformas e para Cabiúnas é a de que cada unidade tenha, pelo menos, dois petroleiros no evento.
 O Encontro de Avaliação da Greve está marcado para acontecer no dia 12 de dezembro, na sede do sindicato em Campos dos Goytacazes (inicialmente chegou a ser divulgado que seria em um espaço de eventos, mas foi necessária a mudança para a sede da entidade). Durante o evento a categoria terá a oportunidade de fazer uma análise do movimento, discutir experiências e ensinamentos para as próximas lutas. Também estão previstas exposições e debates sobre a conjuntura política do País e dos embates previstos para os trabalhadores.
Inscrições
 Qualquer petroleiro que fez a greve de outubro, de qualquer base de terra ou plataforma, pode participar. Basta enviar e-mail com o pedido de inscrição para o e-mail da organizalçai: [email protected]
 O trabalhador deve informar se precisará de hospedagem (de uma ou duas diárias), que terá custos cobertos pela entidade. O sindicato também cobrirá as despesas de alimentação e transporte.
 Confira no quadro ao lado outras orientações sobre como participar. Para o NF, é muito importante que os petroleiros acumulem conhecimento sobre as suas formas de luta, para empreender movimentos cada vez mais fortes e organizados na defesa das reivindicações da categoria e da sociedade.

Encontro de Avaliação da Greve de Outubro de 2013

Data: 
12 de dezembro de 2013
Local: 
Delegacia Sindical de Campos dos Goytacazes
Programação:
8h – Deslocamento de hoteis (para que estiver em hoteis pelo sindicato) para o local do evento
8h30 – Café e credenciamento
9h – Abertura com Análise de Conjuntura – Dieese
9h40 – Debates sobre a conjuntura
11h – Avaliação – Diretoria/Assessoria Jurídica
11h40 – Debates sobre avaliação e conclusão
13h – Encerramento do encontro
13h30 – Almoço e Confraternização
Inscrições: 
Enviar email para [email protected] com nome completo, unidade de origem na Petrobrás, local de residência, necessidades de hotel de uma ou duas diárias, necessidade de transporte, tamanho de camisa e telefones de contato.
Cobertura de despesas: 
Todas as despesas de alimentação, transporte e hospedagem serão cobertas pelo sindicato.
Público: 
Qualquer trabalhador que tenha participado da greve na Petrobrás no Norte Fluminense de 17 a 23 de outubro.

Insegurança crônica

Categoria avalia Greve no Paraná

Incêndio causa grandes danos na Repar. Na Reman, dois feridos com gravidade

Da Imprensa da FUP e do NF

 Os trabalhadores da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária, Região Metropolitana de Curitiba, decidem em assembleias hoje e amanhã se entram em greve por tempo indeterminado. O motivo é a falta de segurança.
 O acidente na noite da última quinta-feira (28) que gerou explosões e incêndio na Unidade de Destilação (U-2100), somado às ações administrativas irresponsáveis da Direção da Repar, gerou um clima de tensão. A empresa tenta retomar as atividades na U-2100 o mais rápido possível e para isso toma atitudes que colocam em risco a vida dos trabalhadores.
 A jornada dos funcionários da manutenção foi estendida para 12 horas e os trabalhos de recuperação da Unidade de Destilação foram liberados sem análise de risco do ambiente, sobretudo em relação às estruturas de concreto armado e de metal que sustentam toneladas de equipamentos. Não há laudos que atestem a segurança das vigas de sustentação. Essas informações foram confirmadas pela própria Gerência Geral da Refinaria, durante reunião com representantes do Sindicato nesta terça-feira (03).
 O Sindicato conseguiu junto à Superintendência Regional do Trabalho a interdição dos trabalhos de recuperação da U-2100 como forma de garantir a integridade física dos trabalhadores.
Acidente na Reman
 No domingo, 01, o Sindipetro AM foi informado sobre a ocorrência de um grave acidente na Refinaria de Manaus (Reman), na área da UFCC, fato que resultou no ferimento de três trabalhadores da Petrobrás. O técnico de operação, José Alberto Lima dos Santos sofreu queimaduras leves e foi liberado após atendimento no Pronto Socorro “28 de Agosto”. Os demais técnicos de operação, Hidek Konasugawa e Igo Martins, também sofreram queimaduras, porém em maior escala e, se encontram internados em estado gravíssimo, segundo informações do sindicato.

Forró em Cambaíba

Documentário será exibido na Uenf no próximo dia 18

 Lançado no último dia 29, na UFF (Universidade Federal Fluminense), em Campos dos Goytacazes, o documentário “Forró em Cambaíba” está disponível para exibições públicas para todos os interessados. A próxima exibição está marcada para o dia 18 de dezembro, às 18h, na sala de cinema do Centro de Convenções da Uenf (Universidade Estadual do Norte Fluminense), em evento promovido pelo Centro Acadêmico “Seu Juvenal”, do curso de Agronomia, e pela Feab (Federação de Estudantes de Agronomia do Brasil).
 O Sindipetro-NF também vai enviar cópias do DVD “Forró em Cambaíba” para entidades dos movimentos sociais, universidades e sindicatos. Solicitações podem ser feitas pelo e-mail da Imprensa do NF ([email protected]).

Reforma Agrária 
Presente no lançamento do documentário “Forró em Cambaíba”, no último dia 29, em Campos dos Goytacazes, a integrante do Forum Justiça Memoria e Verdade do Espírito Santo, Fernanda Tardin, manteve contato nesta semana com o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) para solicitar o apoio na aceleração da desapropriação das terras da antiga usina Cambaíba, ocupada pelo MST desde 2 de novembro de 2012.
 Suplicy solicitou uma cópia do documentário e um dossiê sobre a situação das terras, se prontificando imediatamente a cobrar pessoalmente do ministro do Desenvolvimento Agrário, Gilberto José Spier Vargas, uma atenção urgente ao caso. O diretor da FUP, Marluzio Dantas, também manteve contato com o senador e está responsável, junto com o MST e demais diretores do NF, pela elaboração e envio do documento.

Vídeo
Veja como foi o lançamento do documentário em vídeo da Rádio NF, em http://vimeo.com/80835717 .

Greves do repouso

Continuam pedidos de reembolso

O Sindipetro-NF vai realizar, em caráter excepcional, o reembolso dos valores descontados pela Petrobrás dos petroleiros que participaram das greves nos dias 25 de julho e 9 de agosto deste ano, pelo pagamento dos reflexos da hora extra no Repouso Remunerado. 
O trabalhador grevista que teve desconto registrado em seu contraqueque deve enviar, até o dia 10 de janeiro, cópias para o e-mail [email protected].

Investigação

Suspeita de explosivo no Frade

 A Marinha autorizou a retomada das operações na Plataforma Frade, da empresa petrolífera Chevron Brasil, na Bacia de Campos. A atividade estava suspensa desde as 19h do sábado, 30, quando foi encontrado na plataforma material com suspeita de ser explosivo.
 Um Inquérito sobre Acidentes e Fatos da Navegação foi aberto para investigar em 90 dias em que circunstâncias o material suspeito apareceu na plataforma. A caixa foi encontrada pela tripulação da plataforma, que acionou a Marinha.

Curtas

PCH-2
O NF está de olho em PCH-2, onde trabalhadores denunciam que a gerência está utilizando auxiliares de movimentação de cargas, de um contrato com a Skanska, para fazer pinturas de baixa complexidade. Em alguns trabalhos há até utilização de lava jato.

Setor Privado
O Departamento dos Trabalhadores do Setor Privado do Sindipetro-NF promove nesta sexta, 5, a tradicional confraternização de fim de ano da categoria. A entrada é franca e os petroleiros das empresas privadas estão convidados. O evento acontece a partir das 19h, na sede do sindicato, em Macaé.

CIPA DE BORDO
O representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da Petrobrás e coordenador do NF,  José Maria Rangel, e o coordenador da FUP, Antônio Moraes, embarcaram na nesta semana nas plataformas de P-25 e PVM-1, respectivamente, para participar das reuniões de Cipa a bordo. Essa é a primeira vez que um coordenador da Federação participa de uma reunião desse tipo numa plataforma. Além deles, também embarcaram os diretores do NF, Francisco José (P-54), Vicente Marques (PRA-1), Luiz Carlos Mendonça (P-50), Wilson de Oliveira Reis (PPG-1), Marcos Breda (PCP-2), Valter de Oliveira (PVM-1) e Cairo Garcia Correa (PVM-2). Na foto, estão José Maria, Valter, Breda, Moraes, Valdick e Wilson.

Curtinhas
** O site do NF publicou nesta semana manifesto dos petroleiros da P-26 com avaliação do movimento grevista de Outubro. Confira em http://bit.ly/1dQbPCL.
** O Sindipetro-NF promove no próximo dia 9, às 14 h, no Colégio Engenho da Praia, em Macaé, a entrega da premiação do concurso de redação que marcou as comemorações do Dia da Consciência Negra.  
** Assista a vídeo produzido pela Imprensa do NF sobre o concurso em http://bit.ly/I54Nf2.

Normando

RR: demanda coletiva pede ação coletiva

Normando Rodrigues*

Desde o início das ações individuais de execução muitos companheiros vêm sendo assediados por advogados, com as mais sedutoras promessas de execução rápida e garantia do pagamento.
Poucos sabem que diversos desses advogados, após não conseguirem compreender efetivamente os cálculos devidos, vêm procurando nosso contador para tentar obter dele os serviços, o qual, claro, por impedimento ético, recusa. Também já tomamos conhecimento de processos encaminhados com os percentuais errados, inferiores aos devidos.
Porém, não adianta imaginar que uma medida individual irá “furar a fila”, ou lograr mais rapidez e eficiência do que com o Sindipetro-NF. Pela simples razão de que os problemas essenciais do processo são coletivos, e demanda soluções coletivas, tanto política quanto judicialmente.
O pagamento de aposentados e transferidos, a aplicação casuística da “habitualidade”, a apuração correta das parcelas geradoras de reflexos, tudo isso, enfim, será resolvido de maneira uniforme, para todos, e não para atender aos interesses desse ou daquele associado ou advogado.
Buscando essas soluções, reunimo-nos com a Vice-Corregedora do TRT, em Macaé, no dia 25, e teremos a audiência hoje dia 5, no TRT. Até que o Judiciário resolva as pendências e fixe os procedimentos para as ações individuais de execução, nenhuma ação, seja de que advogado for, terá andamento.
O Sindipetro-NF atuará na definição e resolução de todas essas pendências, e em favor de todos. E o fará sabendo que, tão logo as questões estejam resolvidas, todas as ações terão andamento e, nesse momento, dirão novamente que “o Sindicato não faz nada”.

* Assessor jurídico do Sindipetro-NF e da FUP. [email protected]