Entidades e ativistas do Rio fazem ato em defesa da cultura, da EBC e da comunicação pública

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Sindicato dos Jornalistas – Organizações da sociedade civil, trabalhadores da Empresa Brasil de Comunicação e ativistas promovem na próxima sexta-feira (20/5) um ato cultural em defesa da empresa, da cultura e da comunicação pública. A atividade é uma reação à extinção do Ministério da Cultura e ao ataque à Empresa Brasil de Comunicação patrocinados pelo governo interino de Michel Temer. A EBC é gestora da TV Brasil, da Agência Brasil, Portal EBC na Rede, Radioagência Nacional, e do Sistema Público de Rádio, composto por nove emissoras. 

No caso da Empresa Brasil de Comunicação, o diretor-presidente, o jornalista Ricardo Melo, foi exonerado nesta terça (17/4) mesmo tendo mandato até 2020. Em razão desta ofensiva, foi criada a Frente em defesa da EBC e da Comunicação Pública, uma das organizadoras do ato. A Frente divulgou manifesto nesta terça sobre a situação da empresa, repudiando a destituição do diretor-presidente e alertando para as ameaças ao projeto. O manifesto foi divulgado na forma de abaixo-assinado virtual e pode ser assinado pelo link. 

Já a extinção do Ministério da Cultura e a incorporação da área ao Ministério da Educação foi criticada por artistas e produtores culturais de todo o país. Nos últimos dias se multiplicaram ocupações de sedes do Minc em diversas cidades. No Rio de Janeiro, o Palácio Capanema, antiga sede regional do órgão, segue mobilizado. O ato de sexta-feira é uma forma de se somar a essa jornada de denúncia contra a destruição das políticas públicas do setor.

Serviço:
Ato em defesa da Cultura e da Comunicação Pública
Sexta, dia 20 de maio
Saída:17h, da TV Brasil em direção ao Palácio Capanema
Avenida Gomes Freire, 474 – Lapa/ TV Brasi