Entrevista com Vitor Carvalho, Diretor de Comunicação da CUT-RJ

Em entrevista ao Portal da FUP, o Secretário de Comunicação da CUT-RJ, Vitor Carvalho, cita as mudanças no novo Portal da central,  que será lançado nesta sexta-feira, cita  as principais ferramentas cibernéticas que ajudam a democratizar a  informação no Brasil, e ressalta que a imprensa sindical precisa aproveitar estes aparatos para  continuar a luta pela quebra da hegemonia da mídia conservadora.

Confira a entrevista:

Quais são as principais mudanças no novo portal da CUT-RJ?

A agilidade nas atualizações das informações, abrimos espaço para as noticias dos sindicatos cutistas do Rio de Janeiro, além de um twitter e melhor divulgação de nosso programa de rádio semanal.

Investir na melhoria da comunicação deve ser prioridade do movimento sindical?

Sem dúvida. Hoje, é inegável, a importância do espaço cibernético e suas opções, para a disputa da hegemonia na comunicação contemporânea.

Vocês estão com um programa de rádio na CUT-RJ. Como tem sido a repercussão junto aos trabalhadores e à sociedade?

Temos tido uma repercussão muito boa, esperamos melhorar ainda mais, com o novo portal, buscando inclusive, os sindicatos filiados à CUT, para veicularem suas programações de webrádio.

A presidente da Associação Nacional dos Jornais (ANJ),  Maria Judith Brito, que também é diretora executiva do Grupo Folha, admitiu, publicamente, que os jornais brasileiros têm, sim, se portado como um partido político:“Obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada”.Os movimentos sociais, através de seus meios de comunicação, conseguem sensibilizar a militância para a importância da democratização da informação?

A mídia, conservadora tradicional, vive a transformação contemporânea da comunicação, proporcionada pela internet. Que na minha opinião é a democracia em tempo real. Os movimentos sociais e a sociedade civil organizada, já se manifestam de forma insipiente, mas vigorosa, em vários blogs, twitter e comunidades, o que justifica as declarações da ANJ.

Quais foram os principais resultados da Primeira Conferência Nacional de Comunicação?

Como o próprio nome diz, por ser a primeira, o que mais vale é o rompimento dos dogmas impostos pelos meios de comunicação dominantes, sobre a sociedade discutir seus conteúdos, programações e concentrações de concessões, mesmo sem a presença da representações da mídia conservadora nacional, inclusive a ANJ.

Neste governo, não tivemos a competência de criar um ambiente ainda que pequeno para propiciar na sociedade, a exigência destas regulações. O próximo com certeza terá mais facilidade de implementá-las.

A eleição presidencial vai ser um período de grande demanda para a imprensa sindical. Como a CUT pretende se inserir nesta disputa através de seus meios de comunicação?

O Portal será sem dúvida, um meio de comunicação, para levar a bandeira do desenvolvimento econômico com desenvolvimento social, da distribuição da renda, do combate à fome, da geração de emprego, da soberania e apropriação das riquezas do Brasil em favor dos brasileiros, pois: “nunca antes neste pais”, nos orgulhamos e tivemos tanta alto estima em sermos brasileiros!