“Estamos perdendo nossa capacidade de indignação”, diz a pesquisadora Margarida Barreto em evento sobre Assédio Moral

O Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro e o COREN/RJ promoveram nesta sexta, 9, um debate sobre Assédio Moral na sede do Sindipetro-NF em Macaé.

O evento teve como debatedoras Terezinha Martins dos S. Souza, do Instituto de Estudos em saúde Coletiva da UFRJ e a pesquisadora Margarida Barreto do Núcleo de Estudos Psicossociais de Exclusão e Inclusão Social (NEXIN/P.U.C- São Paulo).

As palestrantes falaram da importância da união dos trabalhadores no momento em que uma pessoa entre eles é vítima de assédio moral. Que é importante que não seja reproduzido o discurso do patrão de culpabilizar o trabalhador, e agir dando apoio à vítima do assédio,

“Estamos perdendo nossa capacidade de indignação e quando isso acontece, não percebemos o que está acontecendo com o outro. Toda vez que testemunharem um ato de violência não sejam cúmplices, não considerem natural”, afirmou durante sua explanação, Margarida Barreto.

Margarida também é Assessora técnica do Sindicato dos Trabalhadores nas Industrias Químicas, Plásticas, Farmacêuticas e Similares de São Paulo. A professora Lydia Guevara Ramírez, da Universidade de Havana/Cuba que estava prevista para participar não pôde comparecer ao evento por motivos de agenda.