Estão abertas as inscrições para o Festival de Esquetes FESTIM até o dia 23 de outubro

A CULTURA GANHA FORÇA NO INTERIOR DO ESTADO – ESTÁ CONFIRMADO A 6a EDIÇÃO DO FESTIM MACAÉ

Estão abertas até o dia 23 de outubro as inscrições para 6a edição do Festim – Festival de Esquetes de Macaé. Podem se inscrever grupos ou artistas independentes de teatros nacionais e internacionais. Para a seleção, a curadoria dos grupos inscritos será feita por uma comissão composta por profissionais da área teatral. Serão selecionados trabalhos inscritos, sendo até 8 esquetes para compor a programação competitiva do festival, além de artistas convidados para compor a programação. Para mais informações, é só acessar o Instagram @festim_festival ou pelo link (https://linktr.ee/FESTIM2021), onde encontrará o edital e formulário de inscrição.

O Festim irá acontecer de 05 a 12 de novembro de 2022, em comemoração ao mês da cultura, no teatro Sindipetro-NF. Um dos principais festivais de cultura do Estado do Rio de Janeiro vem com muitas novidades. Contemplado pelo segundo ano consecutivo no edital “Retomada Cultural” da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro (SECEC), o Festim acontecerá presencialmente. Terão artistas convidados, mostra competitiva de teatro ao vivo, exposição fotográfica e a Campanha Festim Solidário.

Serão distribuídos mais de R$ 15 mil em cachês e prêmios. Para o diretor de produção do Festim, Aldebaran Bastos, é uma alegria muito grande ter sido contemplado pela segunda vez em um dos editais mais concorridos do Estado. Ele atribui a conquista a todo empenho e dedicação de sua equipe, formada por agentes culturais, artistas, produtores, além de uma rede de companhias de teatro de todo o Brasil, entusiastas, e empresas parcerias que sempre apostaram na realização desse festival.

“Esse ano o FESTIM tem um significado muito simbólico. Ano passado, em meio a total incerteza de como ficaria o teatro do futuro, em virtude da pandemia, fizemos o festival online, sem a presença do grande público. Foi na garra, ainda com medo, lembro de toda equipe técnica de máscara e seguindo rigorosamente os protocolos de segurança. O festival foi lindo, tivemos mais de 20 mil visualizações em nosso canal no youtube. Em 2022 é o momento de tirarmos as máscaras e encontrarmos o público. Chamaremos alguns artistas para ter a chance de reapresentar presencialmente, o que é muito significativo para nós. Mas do que nunca, o teatro resiste. Macaé e cidades vizinhas, precisam de ações emergentes para atender a demanda cultural da região que é riquíssima e o FESTIM é uma grande ferramenta nesse sentido”, ressaltou.

Geração de empregos

Além da premiação em dinheiro, o Festim também gera emprego para profissionais da área, criando uma oportunidade de renda para cerca 100 pessoas, entre técnicos e artistas, além de movimentar o mercado local.
Nessa 6a edição o objetivo é expandir o festival, mas também fomentar as inscrições da região norte fluminense, que historicamente sempre foram muito baixa. Segundo Aldebaran, o festival recebe muitas inscrições da capital, de outros estados e até de fora do país. Para tentar mudar essa realidade, metade das vagas, preferencialmente, serão do interior. Dessa forma, iremos apoiar e promover o intercâmbio entre a capital e a região norte fluminense, transformando-o em um evento plural, da promoção das artes integradas, com convidados de vários segmentos da arte. Após as apresentações, iremos abrir uma sala de conversa pela plataforma Zoom, com os participantes e júri. Achamos muito importante essa presença do grupo, para construção crítica e artística sobre o trabalho apresentado, gerando assim, um maior intercâmbio entre os envolvidos, preservando o objetivo do festival. Os jurados irão ter a responsabilidade de destacar a melhor cena, melhor texto, melhor direção, melhor ator e melhor atriz”, concluiu.

Exposição Fotográfica

Neste ano, ocorrerá a segunda edição da Exposição Fotográfica do Festim, que será realizada de 05 a 12 de novembro, na Galeria do Sindipetro-NF, no Centro de Macaé, com entrada gratuita. Na exposição, serão retratadas todas as edições do Festim. No mesmo período da exposição, como já é tradição, será realizada ainda a Campanha Solidária do Festim, com arrecadação de donativos que serão revertidos às instituições sociais do município.

NÚCLEO PRINCIPAL – FICHA TÉCNICA:

Diretor de produção: Aldebaran Bastos

Produtor executivo e prestador de conta: Marcelo Fonseca