EuroCopter EC225 cai na Noruega e Bacia de Campos deixa no solo seis aeronaves do mesmo modelo

Em razão da queda, ontem, de um helicóptero EuroCopter EC225 Super Puma, na cidade de Bergen, na Noruega, todos as seis aeronaves do mesmo modelo que são operadas na Bacia de Campos estão sendo mantidas no solo por tempo indeterminado. A previsão é de atrasos e remanejamentos nos voos nos próximos dias na região. O aparelho estava com 13 ocupantes. Até o momento, 11 mortes foram confirmadas.

De acordo com agências internacionais, a aeronave retornava da plataforma de petróleo Gullfaks B, no Mar do Norte, operada pela Statoil. A empresa determinou a parada da produção na unidade. As informações iniciais são de que a queda foi provocada por problemas no rotor de cauda, que teria se soltado da aeronave.

Em fevereiro deste ano, dois helicópteros do mesmo modelo, que seguiam para a plataforma de Enchova, na Bacia de Campos, tiveram que retornar ao solo após apresentar panes. Uma aeronave apresentou problema e retornou. Na segunda tentativa de voo com o mesmo grupo de trabalhadores, outra aeronave também teve uma pane (relembre o caso aqui).

Igualmente na Bacia de Campos, outro helicóptero modelo Eurocopter EC-225 teve problemas no rotor de cauda e fez um pouso “duro” com 17 pessoas a bordo, em dezembro de 2014.

O Sindipetro-NF, que mantém uma luta contínua pela segurança de voo, acompanha as informações sobre a queda do helicóptero na Noruega e cobra da empresa rigor no estudo sobre as condições das aeronaves operadas na região.

[Local do acidente com helicóptero Super Puma ontem, na Noruega – Foto: Reprodução Twitter Airport Webcams]