Face to face do Seminário de Greve com Sindipetro-NF

Tadeu Porto*

Nos dias 27 e 28 de agosto de 2015, em meio a uma das conjunturas mais complexas vivida pela Petrobrás, o Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense promoveu um seminário de greve e formação buscando dialogar com a categoria os principais desafios que estão (e estarão) presentes no caminho de luta de todos petroleiros.

Sabe-se que, pelos diversos motivos, nem todos trabalhadores participaram diretamente do seminário em questão. Existe uma dificuldade natural e inerente de comunicação da entidade para base, que passa por diversos motivos, como as limitações de serviços do sindicato e o fato de muitos petroleiros morarem longe das sedes físicas da instituição.

Todavia, e felizmente, a internet auxilia a encurtar esses caminhos da comunicação e, nesse sentido, o Sindipetro-NF criou mais um canal de diálogo com os petroleiros de maneira remota: a ferramenta do Facebook face to face.

Para participar, os petroleiros devem “comparecer” ao evento do Sindipetro, marcado para 08/09/2015 às 16h e, na hora e data marcada, estar presentes na página do Sindipetro-NF para enviar perguntas que serão respondidas por mim, diretor de formação, nesse primeiro face to face.

Para auxiliar no debate, que terá duração de duas horas, sugiro que toda a categoria escute as falas de conjuntura realizadas no seminário e reflita sobre os principais raciocínios apresentados nas palavras e opiniões. Destaco, também, algumas frases que foram ditas no evento para reflexão de todos:

Prof. Normando Rodrigues Fala disponível
“A classe trabalhadora encontra sua identidade na greve”; ,
“Esse Plano de negócios [2015-2018] é um convite a maldição dos recursos naturais”;
“Enquanto classe trabalhadora, temos que ser protagonistas da história, enfrentando principalmente o capital financeiro que hoje é quem sustenta o governo Dilma”;
“Vamos nos tornar atores quando retirarmos a dominação ideológica do capital dentro das nossas cabeças”
“Só ceder funcionários da Transpetro sem os incorporar, deixa os mesmos em situação precária e frágil. Não podemos aceitar tal desmando.”
“O Debate da pauta política é corajoso e impreterível! Como podemos pedir aumento de salário com muitos amigos nossos perdendo o próprio emprego?”

José Maria (FUP): Fala disponível
“Temos hoje que enxergar e se pocisionar sobre a forte luta de classes que enfrentamos no país, atualmente os trabalhadores confundem de que lado estão, muitos pensam que são burgueses.”
“Na Petrobrás, gestores se acham deuses!”
“A pauta do combate a corrupção deve ser nossa, não podemos deixar a direita oportunista, que nunca se importou com ela, se apoderar do discurso anti-corrupção”
“A nossa pauta política busca recompor o efetivo, melhorar o SMS (vemos hoje um alto número de mortes no sistema Petrobrás) e defende nossa empresa forte e integrada puxando nosso país pra frente.”

Marino (Sindipetro Caxias): Fala disponível
“O mercado de gás é um setor de protagonismo recente”
“Na linha de sucessão para privatização, em primeiro lugar está a BR, em segundo está a Transpetro”

Cardoso (Sindipetro Caxias): Fala disponível
“Está mesmo na hora de vender os ativos? Com tanta oferta no mundo, os preços estão desvalorizados…”

Felipe Pontes (Sindipetro Caxias): Fala disponível
“Não existe investimento privado no setor petróleo nacional. Se a Petrobrás não meter a mão, não tem desenvolvimento”
“Temos um projeto de país que está em risco. Não podemos fazer uma luta monetária, temos um projeto para garantir os direitos de todos. A direita sempre vai fazer pressão para privatizar a Petrobrás, temos que mobilizar nossas bases mesmo sabendo que a luta é difícil.”
“A venda da TAG beira a uma atitude criminosa! Ela custou caro e será vendida barata!”
“A GM se recuperou com dinheiro do Estado americano e fechando as suas fábricas fora dos EUA. Vender ativos é bom só na casa dos outros.”

Mediante tal ação, o sindicato espera ampliar a importante discussão sobre conjuntura iniciada no dia 27 de agosto.

Todos são bem vindos a participar!! Para aqueles que por ventura não puderem, me mandem mensagens, dúvidas, críticas e sugestões através dos canais: twitter @tadeuporto; Facebook tadeuboporto e email [email protected].

Lembrando que é muito fácil participar pelo celular, basta acessar o Facebook do Sindipetro-NF dia 08/09/2015, das 16h às 18h e comentar no post correspondente.

Bom debate, boa luta e até lá!! 🙂

*Diretor de Formação do Sindipetro-NF