Falta de efetivo gera insegurança em P-51

Os trabalhadores da manutenção de P-51 denunciaram ao Sindipetro-NF a falta de efetivo e a situação de descaso da coordenação de manutenção da plataforma em relação à segurança das pessoas a bordo, nesse fim de ano. Segundo os trabalhadores, o grupo que embarca hoje, 29, está desfalcado de dois técnicos de mecânica, dois técnicos de elétrica e de um operador de F-1 (controle de facilidades).

Os relatos dos petroleiros a bordo são de que o turno da noite ficará com um supervisor de elétrica e manutenção (Suein) desempenhando as funções de F-1 e sem técnicos de elétrica. E o supervisor de mecânica (Sumec) fazendo o papel do F-3 e sem técnicos de mecânica. A maioria dos colaboradores da área do supervisor de mecânica foram intimados pelo Coordenador de Manutenção (Coman) a ficar no dia, que alegou estar com uma demanda alta de serviços, mas por outro lado não convocou ninguém para suprir a necessidade real de falta de efetivo. E em um determinado momento da troca de turma à noite, o posto f-1 ficará sem ninguém.

O Sindipetro-NF tem denunciado de forma insistente o problema da falta de efetivo nas unidades marítimas da Bacia de Campos. Existe um quantitativo mínimo exigido pela Petrobrás em seus padrões de segurança para operação e manutenção e em P-51 isso não está sendo cumprido como denunciou a categoria. Para a diretoria do sindicato, a falta de pessoal para atuar nas plataformas gera insegurança a bordo porque algumas funções ficam desfalcadas e há acúmulo de função.

Assim como no caso de P-53, denunciado ontem, o Sindipetro-NF fará contato com a área de SMS da Petrobrás para cobrar explicações sobre mais essa situação grave de descumprimento dos padrões de segurança e das normas previstas pela legislação. Essa denúncia será encaminhada pelo Sindicato aos órgãos fiscalizadores.