Famílias da ocupação da Fazenda Bom Jardim podem ser despejadas a qualquer momento

A Juíza da Vara Federal de Macaé/RJ, Angelina de Siqueira Costa, concedeu liminar para despejo das quase 200 famílias que ocuparam a Fazenda Bom Jardim, em Córrego do Ouro, Macaé. Segundo informações da Coordenação do movimento as forças policiais Federal e Militar foram comunicadas hoje,7, e provavelmente, a ação aconteça nesta sexta, 8, pela manhã.

A área de 1650 hectares já possui decreto de desapropriação para fins de reforma agrária, por isso na opinião dos coordenadores do movimento, essa decisão não cabe.  Esse latifúndio foi vistoriado pelo INCRA em 2006 e considerado um latifúndio improdutivo que não cumpria a função social e ambiental. A área de reserva legal não estava gravada no IBAMA e as áreas de proteção permanente também não foram protegidas.

A proposta do movimento é trabalhar na lógica de num projeto sustentável e coletivo – PDS na região.