Federação dos bancários do Rio lança campanha de valorização dos sindicatos

Tatiane Cardoso / Da CUT-Rio – “Tenho direitos porque tenho sindicato forte”. Esse é o lema da campanha que a Federação das Bancárias e dos Bancários no Ramo Financeiro do Estado no Rio de Janeiro (Federa-RJ) lança esta semana no Rio para mostrar para o trabalhador e a trabalhadora qual é o papel dos sindicatos em suas vidas laborais.

Perguntas como “já pensou sua vida sem sindicato?” e “já pensou sua vida sem direitos?” são feitas nas peças para provocar a reflexão não apenas da categoria bancária, como de toda a sociedade.

“Neste momento em que o atual governo promove grande retirada de direitos da classe trabalhadora provocando precarização do trabalho, o papel do sindicato nunca foi tão essencial na defesa das conquistas trabalhistas”, afirma a presidenta da Federação, Adriana Nalesso, se referindo as medidas encaminhadas pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) para tirar direitos conquistados pelos trabalhadores.

Em spots de rádio, comerciais de TV e materiais para as redes sociais a Federa-RJ e os sindicatos filiados – Sindicatos dos Bancários de Campos dos Goytacazes, Niterói e Região, Rio de Janeiro, Petrópolis, Sul Fluminense, e Teresópolis – pretendem mostrar que sem a luta sindical importantes conquistas como a Participção nos Lucros e Resultados (PLR), extensão das licenças maternidade e paternidade, 13º salário e outros benefícios não seriam possíveis.

“Estamos atravessando uma das piores crises econômicas e políticas, com um governo neoliberal que atende apenas aos interesses dos grandes empresários e banqueiros, é fundamental mantermos nossos sindicatos fortalecidos”, afirma o presidente do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro, José Ferreira.

Para ele, a união dos trabalhadores e trabalhadoras é o que garante a conquista e a manutenção de direitos trabalhistas em negociações com o patronato.

“Convidamos todos os sindicatos de bancários que integram a Federa-RJ, bancárias e bancários e a sociedade em geral a participarem da campanha e divulgarem o material. Vamos juntas e juntos fortalecer os nossos sindicatos para, com altivez e grande representatividade, negociar com o sistema financeiro a renovação da nossa Convenção Coletiva de Trabalho”, afirmou Nalesso no lançamento da campanha.

“Não posso deixar de lembrar que a categoria bancária é uma das poucas que possui uma Convenção nacional, ou seja, em todo o país, bancárias e bancários têm os mesmos direitos e salários. Precisamos manter isso”, completou o dirigente.

As peças serão veiculadas em emissoras de TV – Record Rio, Niterói, Sul-Fluminense, Campos; TV Globo/InterTV Norte Fluminense; TV Globo Serramar; TVT – TV dos Trabalhadores; nas rádios BandNews FM, Tupi e Bicuda; e no Youtube.

O papel dos sindicatos

A campanha da Federa-RJ é fundamental para que, em especial os jovens, entendam o papel dos sindicatos, entidades que nasceram para defender os interesses e direitos dos trabalhadores, como melhores salários, melhores condições de trabalho e benefícios, como vale refeição, vale alimentação, creches e outros. A união dos trabalhadores em um sindicato fortalece a luta por direitos, é o que mostra a campanha.

Imagine um trabalhador negociando sozinho com o patrão por reajuste de salário, pelo direito a assistência médica ou ampliação dos benefícios, a força deste trabalhador é muito menor do que quando entra em ação um sindicato com dirigentes preparados e um departamento jurídico para apoiar caso seja necessário entrar com ações judiciais ou até mesmo acompanhar ações contra maus patrões que deixam de pagar direitos, de depositar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço ou até mesmo contribuir com o Instituto nacional do Seguro Social (INSS).

[Foto: Reprodução de vídeo]