Filme “Amigo Secreto” será exibido nesta quinta-feira, 23, no teatro do Sindipetro-NF em Macaé

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O Departamento de Cultura do Sindipetro-NF promove nesta quinta, 23, no teatro da entidade na sede de Macaé, a exibição do filme “Amigo Secreto”, que tem direção e roteiro de Maria Augusta Ramos – mesma diretora de “O Processo”. A exibição será às 18h30, gratuita e aberta ao público, com necessidade de inscrição pelo link is.gd/amigosecretononf para controle do acesso limitado a 150 pessoas.

O filme é um documentário sobre a Operação Lava Jato, mas por um viés oposto ao modo acrítico como foi tratado pela grande mídia. O enfoque é na investigação iniciada em 2019, por quatro jornalistas, após o vazamento de conversas entre várias autoridades do Brasil que abalou a credibilidade da própria operação – que anos depois teria suas decisões anuladas pelo Supremo Tribunal Federal em razão da parcialidade do então juiz Sérgio Moro.

O longa conta com a participação do coordenador geral do Sindipetro-NF, Tezeu Bezerra, e do diretor, Tadeu Porto. No trecho, é lembrado que a FUP foi uma das primeiras entidades a denunciar o conluio entre o promotor Deltan Dallagnol e Moro.

O coordenador geral do Sindipetro-NF, Tezeu Bezerra, lembra que o filme é uma continuação do  documentário O Processo, trazendo mais descobertas sobre os bastidores da Lava-Jato e indica a todos que não percam a oportunidade de assistir.

 

“O filme, de forma direta e organizada, mostra o que nós petroleiros e a FUP temos dito desde o início da operação Lava-Jato, que foi uma operação, claramente, montada para acabar com a democracia do nosso país. O filme é de grande importância para restabelecermos os pilares da verdade e da justiça e mais uma vez os petroleiros fazem uma participação, neste momento. Espero que todos tenham a oportunidade de assistir ao filme e entender esse cenário”, declarou o coordenador geral do NF, Tezeu Bezerra.

 

Esta é a primeira exibição do filme promovida pelo Sindipetro-NF, que em breve divulgará uma agenda de exibições em outros locais. A ideia é que a população consiga ter acesso a produção, que está em exibição em apenas uma cinema da região. o Kinoplex Avenida, no Shopping Avenida 28, em Campos dos Goytacazes, é o único cinema que exibe o filme.

Sobre o Filme – Em junho de 2019, alguns meses após o início do governo Bolsonaro, o vazamento de mensagens trocadas entre integrantes da operação Lava Jato revelaria o maior escândalo judicial da história da república. “Amigo Secreto”, novo documentário da premiada diretora Maria Augusta Ramos (“O Processo”), acompanha alguns dos jornalistas por trás da cobertura nos dois anos que se seguiram às primeiras publicações, quando o Brasil entrava em um longo período de turbulências.

 

Protagonizado por Leandro Demori, do The Intercept Brasil, Carla Jimenez, Regiane Oliveira e Marina Rossi, do El País Brasil, “Amigo Secreto” mostra como uma grande operação de combate à corrupção atuou para fragilizar o sistema de justiça no Brasil, colocando em risco a democracia do país.

 

“Amigo Secreto” é uma coprodução Brasil, Alemanha e Holanda. É produzido por Nofoco Filmes, Docmakers, GebroedersBeetz Filmproduktion, coproduzido pela Vitrine Filmes – que assina sua primeira coprodução, além da distribuição do longa-metragem no Brasil.