A Fiocruz (Escola Nacional de Saúde Publica Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) lança nesta segunda, 27, às 9h, o Observatório do Impacto das Doenças Infecciosas no Trabalho (DIT). O evento será no auditório da instituição e vai contar com representações de diversas instituições e categorias profissionais, entre elas a dos petroleiros e petroleiras.
O Sindipetro-NF será representado pelo coordenador do Departamento de Saúde da entidade, Alexandre Vieira. A CNQ (Confederação Nacional do Ramo Químico) terá a representação do diretor Antônio Carlos Pereira, o Bahia.
O Observatório é um ambiente virtual concebido a partir do projeto Rede de informações e comunicação sobre a exposição de trabalhadores e trabalhadoras ao SARS-CoV-2 no Brasil (Rede Trabalhadores & Covid-19), integrado ao portal da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz.
De linguagem e acesso livre aos distintos atores sociais, tem por finalidade subsidiar a tomada de decisões e contribuir para ações integradas, intra e intersetoriais, na área de Saúde do Trabalhador. O evento será a última atividade “Trabalho Digno com Integridade e Respeito” organizado pelo Cesteh.
O objetivo é “reunir, sistematizar e dar tratamento analítico e coordenado a um amplo conjunto de dados, oriundos de diferentes fontes – sites, agências, órgãos – além de organizar e disponibilizar pesquisas originais, a fim de tornar os dados acessíveis em um único espaço destinado a suprir necessidades de informação especializada, convertendo-se em sítio de comunicação, de informação e de suporte não só em decisões relativas à saúde de trabalhadores e trabalhadoras, como também na partilha e na produção de conhecimento acerca do impacto das doenças infecciosas no trabalho”, explicam os responsáveis.
O projeto tem à frente a coordenadora e a vice-coordenadora de pesquisa do Cesteh, Rita Mattos e Liliane Teixeira.