Fórum de Efetivo debate PIDV e trata força de trabalho como negócio

O Programa de Incentivo Desligamento Voluntário (PIDV) e a nova metodologia de dimensionamento de Efetivo foram apresentados hoje, 19, no II Fórum de Efetivos da Petrobrás, realizado hoje na sede da Universidade Petrobras no Rio de Janeiro. O diretor do Sindipetro-NF, Rafael Crespo, representou o sindicato na reunião que contou também com a participação de dirigentes da FUP e de outros sindicatos petroleiros.

Crespo lembrou que a empresa sempre afirmou que seu principal ativo era a sua força de trabalho, seus empregados, e que agora a Petrobras fazia jus a essa afirmação vendendo seus ativos. “Durante a apresentação a força de trabalho foi tratada como se fosse um negócio e que traria uma taxa de retorno de 600%” – contou.

Os representantes do movimento sindical tem denunciado que atualmente falta pesssoal, principalmente nas áreas operacionais. No Fórum questionaram a necessidadede um efetivo mínimo de acordo com a NR 20 para que as unidades funcionem com segurança. A Petrobrás não se posicionou em relação a essa situação.

“Se esse PIDV se concretizar vamos voltar a era FHC, quando chegamos a níveis mínimos de efetivo em 1999 e tivemos como resultado graves acidentes como os derramamentos de óleo na Bahia de Guanabara, Rio Iguaçú e o acidente com a P-36” – disse Rafael Crespo.

A FUP ainda irá divulgar a posição nacional.