Frente da Saúde lança fluxograma que relaciona covid-19 ao trabalho

A Frente Ampla da Saúde de Trabalhadores, que reúne 35 entidades da área da saúde e de instituições de pesquisa, está lançando o “Fluxograma de Reconhecimento e Notificação da Covid-19 Relacionada ao Trabalho”. O documento auxilia no estudo da associação da covid-19 com as atividades dos trabalhadores.

Elaborado pelo Grupo 2 (GT2) que integra a Frente, o fluxograma é fruto de discussões que buscaram a “ampliação do conceito da covid-19 relacionada ao trabalho”, por meio da previsão de “ações necessárias e recomendadas para avançar” no reconhecimento do vínculo entre o adoecimento por covid-19 e as condições de trabalho.

“Cientes dos desafios enfrentados para o devido reconhecimento da covid-19 como uma doença relacionada ao trabalho, o GT2 atuou no desenvolvimento de instrumentos e orientações voltados para trabalhadores em geral, empregadores, dirigentes sindicais, profissionais de saúde, independente da área de atuação”, explica a Frente.

O grupo também produz e vai divulgar em breve um roteiro de investigação, assim como “uma coletânea de argumentos baseados no atual conhecimento técnico-científico para enfrentar justificativas contrárias ao tema de estudo deste GT2”.

Confira o Fluxograma

Fluxograma de Reconhecimento e Notificação da Covid Relacionada ao Trabalho_Jul2020