Fumaça ocupa helicóptero durante voo e petroleiros vão parar na enfermaria de P-65

Seis petroleiros da empresa Odebrecht foram atendidos hoje na enfermaria da plataforma P-65, na Bacia de Campos, após inalarem uma fumaça branca no interior do helicóptero que levou o grupo à unidade. Um deles precisou utilizar o equipamento de oxigênio. A aeronave, operada pela empresa Aeróleo (prefixo MRT), com 11 passageiros e dois tripulantes, decolou do aeroporto de Cabo Frio, às 6h49, e chegou à P-65 às 8h19, após realizar transbordo no navio NS15.

O Sindipetro-NF foi informado por trabalhadores de que houve pânico a bordo do helicóptero e alguns dos passageiros sentiram fortes dores de cabeça.

“Conversei com um dos trabalhadores que estava nesse voo e ele repetia não desejar isso ao seu pior inimigo e não mais querer voltar nessas condições. Eles estão fazendo 28 voos a cada embarque”, afirma o coordenador do Sindipetro-NF, Marcos Breda.

O caso foi registrado junto à Petrobrás por meio de Relprev (Relatório de Prevenção) pelo diretor do Sindipetro-NF, Alessandro Trindade, que é lotado em P-65.

“Os trabalhadores relataram que antes de decolar do NS15 já havia cheiro de queimado no helicóptero, e antes de pousar na P-65 a aeronave foi ocupada por uma fumaça branca, o que provocou um desespero em todos. Isso é apenas mais um caso que reflete a insistência de gerência em manter os voos de transbordo”, denuncia Trindade.

Sindicato condena transbordo diário

Como o Sindipetro-NF tem denunciado há várias semanas (aqui e aqui), a P-65 está mantendo voos diários de transbordo de trabalhadores para o navio NS15, em situação que eleva em muito os riscos de acidentes aéreos, o desgaste físico e mental dos trabalhadores e a insegurança operacional.

O sindicato condena de modo veemente este procedimento e cobra da Petrobrás a suspensão das obras na plataforma que, de acordo com a empresa, provocam a necessidade dos voos diários. Para a entidade, a intervenção na unidade deve ser revista para que seja realizada sem este tipo de transbordo.

A aeronave passa por testes nesta tarde na P-65, impossibilitando a troca de turma de todos os trabalhadores a bordo.