FUP celebra 30 anos com plenária e reabertura de fábrica no Paraná

A 11ª Plenária Nacional da Federação Única dos Petroleiros, durante três dias, vai debater temas da categoria e da atual conjuntura política do país e do mundo

Fundada em 1994, a Federação Única dos Petroleiros (FUP) completa 30 anos com uma trajetória marcada por lutas e conquistas. A entidade vai celebrar o aniversário com a organização da 11ª Plenária Nacional da categoria.

O evento que começa amanhã (27) e vai até a sexta-feira (30), será realizado na Escola Latino-Americana de Agroecologia (ELAA), do Movimento dos Sem Terras (MST), no município da Lapa (PR). Com o tema “Juntos somos mais fortes: em defesa da Petrobrás integrada”, a plenária discutirá temas relacionados à categoria e às questões políticas nacionais e internacionais.

No primeiro dia do evento¸ está marcado um ato político em Araucária–PR, onde está localizada a Fafen e contará com a presença de trabalhadores recontratados após a reabertura da fábrica, que ficou desativada por quatro anos. A empresa pertence à Petrobrás e foi fechada em 2020 pelo governo de Jair Bolsonaro (PL), que tentou vendê-la para a iniciativa privada.

As discussões e as rodas de conversa continuarão na cidade de Lapa (PR), nos dias 27 e 28, com mesas temáticas abordando a transição energética justa e o combate ao machismo e racismo no setor. No dia 29, os debates se concentrarão nas lutas sindicais e nas negociações em andamento, com os delegados divididos em grupos de trabalho. A plenária final, que aprovará as deliberações, ocorrerá na manhã do dia 30, seguida por uma cerimônia comemorativa na sede do Sindiquímica, em Curitiba (PR).

Dia 27/08 (terça)

7h – Ato de reabertura da Fafen-PR
11h às 13h – Credenciamento
12h – Almoço
13h – Eleição da Mesa Diretora, leitura e aprovação do Regimento Interno
14h – Abertura da 11ª Plenafup – Mística MST e Saudações
15h – Teses Correntes Políticas
16h – Mesa 1 – Conjuntura Nacional

Dia 28/08 (quarta)

8h – Mesa 2 – Conjuntura Internacional: Direita e Esquerda no mundo
11h30 – Almoço
13h – Mesa 3 – Petrobrás integrada: Modelos possíveis
15h30 – Intervalo
16h – Mesa 4 – Transição Energética Justa, Machismo e Racismo Energético e Ambiental

Dia 29/08 (quinta)

8h – Mesa 4 – Lutas da Categoria e Negociações em andamento
10h – Início dos Grupos de Trabalhos (GTs)
1. Sistema Petrobrás e Setor Privado;
2. Temas a serem negociados. (PLR, Plano de Cargos, Acordo de parada);